Pular para o conteúdo principal

Acesso à cultura também é BRA

Linha fina
Em Campanha de Valorização, funcionários reivindicam a distribuição de vale-cultura para todos
Imagem Destaque

São Paulo – BRA é ter acesso a livros, shows, teatro, espetáculos de dança, exposições, cursos de arte, instrumentos musicais... Uma das reivindicações da Campanha de Valorização dos Funcionários do Bradesco este ano é que todos os funcionários tenham acesso ao vale-cultura, programa do governo federal que prevê R$ 50 mensais para serem gastos com bens culturais. A proposta é que o banco forneça o cartão sem diferencial de faixa salarial e com valor mais elevado: R$ 112,50.

Atualmente, só recebe vale-cultura (de R$ 50) os bancários que ganham até cinco salários mínimos. O programa foi incluído na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria (cláusula 66ª), o que foi uma conquista da Campanha Nacional Unificada 2013. O valor do cartão é cumulativo e os créditos não têm data limite para o uso.

“Diariamente dialogamos com os trabalhadores do Bradesco e muitos deles reclamam que gostariam de ter o vale-cultura para ir ao teatro, cinema, shows e comprar livros por exemplo. Os que não têm acesso ao benefício se sentem discriminados”, apontou Marcos Amaral, diretor do Sindicato. “A Caixa Federal, por exemplo, fornece o cartão para faixas de até oito salários mínimos”, acrescenta o dirigente. “Valorizar os trabalhadores é também garantir o acesso à cultura. O Bradesco tem totais condições de fazer isso”.


Luana Arrais – 29/7/2015

seja socio