Pular para o conteúdo principal

Vitória! Cipeira é reintegrada na Desenvolve SP

Linha fina
A trabalhadora tinha estabilidade assegurada quando foi demitida pela agência estadual de fomento; Sindicato reverteu decisão na Justiça
Imagem Destaque
São Paulo – O Sindicato conseguiu a reintegração de uma bancária da agência de fomento Desenvolve SP, demitida mesmo com estabilidade assegurada por ser integrante da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa). A dispensa configurou claro desrespeito ao artigo 165 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 “Tentamos a reintegração via negociação com a Desenvolve SP, o que foi negado. Então, o Sindicato entrou com ação judicial e na segunda 13 foi concretizada a reintegração por meio de um oficial de justiça”, conta Luciano Ramos da Silva, diretor do Sindicato.

De acordo com o dirigente, a cipeira Katia Miranda Silva, cujo mandato vai até setembro, é uma das principais articuladoras dos trabalhadores na agência de fomento, mesmo não sendo líder sindical. Fato que pode estar relacionado à perseguição enfrentada pela trabalhadora na instituição.

“Venho denunciando a pressão que sofremos faz tempo. Por conta do estresse entrei em depressão. E existem outras pessoas na mesma situação, mas preferiram me demitir em vez de tomar providências e ver o que está acontecendo de errado”, afirmou Katia.

Para o diretor do Sindicato, a reintegração de Katia, formalizada em sentença judicial expedida na quarta-feira 8, é uma vitória da entidade e dos trabalhadores.

“A reintegração foi uma vitória do Sindicato e dos trabalhadores que votaram na cipeira”, enfatiza Luciano. “Vamos continuar acompanhando a situação de perto, cobrando que a Desenvolve SP respeite o mandato da Cipa e a importância desse instrumento para garantir a saúde e as condições de trabalho dos funcionários”, acrescenta.

Leia mais
> Desenvolve SP demite cipeira


Felipe Rousselet – 13/7/2015
seja socio