A Faculdade 28 de Agosto, em parceria com o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, abriu nova turma para o curso Gestão ESG: A hora e a vez dos negócios sustentáveis, ministrado pela doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP e coordenadora da equipe de pesquisa no Instituto Observatório Social, Profa. Dra. Lilian Rose Arruda.
O curso é totalmente online, com aulas ao vivo, e será realizado nos dias 12, 14, 19 e 21 de julho, sempre as terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h. As inscrições poderão ser feitas até 11 de julho. O custo para o público em geral é de R$ 200, mas bancários sindicalizados pagam apenas R$ 100.
O público alvo do curso são trabalhadores que atuam com o sistema financeiro, estudantes e demais interessados no tema.
ESG é a sigla em inglês para Environmental (Meio ambiente), Social (Social) e Governance (Governança), que surgiu em 2004 a partir de uma provocação do então Secretário Geral da ONU, Kofi Annan, a 55 CEOs de instituições financeiras.
Neste contexto, o Pacto Global da ONU lançou a publicação Who cares wins, com recomendações para possibilitar uma melhor integração nas questões ambiental, social e de governança no âmbito corporativo.
Adotando estas recomendações, ao mesmo tempo que as empresas gerenciam seus riscos e impactos, contribuem para o desenvolvimento sustentável das localidades onde atuam. A Black Rock, maior gestora mundial de fundos, tem orientado seus investidores a utilizar práticas ESG. No Brasil, o Banco Central, o BNDES, a B3 e a CVM estão se baseando nos critérios ESG para determinadas carteiras e modelos de negócios.
O objetivo do curso Gestão ESG: A hora e a vez dos negócios sustentáveis é introduzir os conceitos de sustentabilidade e ESG, abordar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que dão base para muitas empresas adotarem suas práticas de ESG, e verificar ferramentas importantes que podem ser utilizadas pelas empresas para adotar critérios ESG em seus negócios.
O certificado de conclusão do curso - emitido pela Faculdade 28 de Agosto, instituição credenciada no MEC - será entregue aos alunos que participarem de ao menos 75% das aulas. O certificado poderá ser utilizado por estudantes para Atividades de Horas Complementares Acadêmicas.