
Esta sexta-feira, 18 de julho, foi o último dia de funcionamento de mais uma agência fechada pelo Santander, desta vez uma unidade Select localizada na região do Alto da Boa Vista. O Sindicato esteve no local protestando e dialogando com os trabalhadores.
O Sindicato levou até a agência um caixão e cruzes, simbolizando a “morte” de mais uma agência do Santander, o que prejudica os bancários da unidade fechada, que serão realocados em outros locais e terão suas rotinas alteradas; bancários de outras agências, que já estão sobrecarregados e terão de absorver a demanda da unidade fechada; trabalhadores terceirizados do local como, por exemplo, seguranças e pessoal da limpeza; e os clientes, comerciantes e a população da região como um todo, em especial idosos, que ficarão sem mais um ponto de atendimento bancário presencial.
“O Santander segue exterminando agências, eliminando empregos bancários e prejudicando clientes, comerciantes e a população brasileira, desrespeitando assim um país no qual opera como concessão pública e do qual retira por volta de 20% do lucro de sua operação global”,
Roberto Paulino, dirigente do Sindicato e bancário do Santander
De acordo com o Banco Central, entre 2019 e 2024 foram fechadas 301 agências do Santander em todo o país, redução de 11%. Entre 2019 e 2024, o Santander fechou, em média, uma agência por semana. No Estado de São Paulo, a redução foi ainda mais acentuada: queda de 16% no número de agências no período.
“O Sindicato seguirá lutando, através de todos os meios possíveis, contra o fechamento de agências e o acelerado extermínio de postos de trabalho bancário por parte do Santander. Os bancários e a população brasileira exigem respeito”, enfatiza Roberto Paulino.
“Também vamos acompanhar o processo de realocação dos bancários impactados pelo fechamento desta e de outras agências. Se o trabalhador tiver qualquer problema ou dúvida, deve entrar em contato com o Sindicato. São nestes momentos que não podemos ficar sozinhos. Que precisamos ficar ainda mais unidos na luta em defesa dos empregos, direitos e melhores condições de trabalho. Juntos, venceremos”, conclui o dirigente do Sindicato.
Os bancários podem entrar em contato com o Sindicato por meio do Canal de Denúncias, pelo (11) 3188-5200, via chat, e-mail e WhatsApp. O sigilo é garantido.
