Pular para o conteúdo principal

Aumento dos servidores será dividido em três anos

Linha fina
Maioria das categorias do serviço público federal aprova proposta de reajuste em torno de 15,8%
Imagem Destaque

São Paulo –  Os servidores federais que acataram as propostas do governo terão reajustes salariais que giram em torno de 15,8%, escalonados em três anos, a partir de 2013. Os valores serão aplicados nos contracheques em janeiro de cada ano, segundo a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), que representa cerca de 80% dos trabalhadores.

Apesar de aprovado o acordo pela maioria da categoria representada pela Condsef, a direção da entidade ressalta que ainda falta acertar alguns detalhes e está reivindicando a devolução integral e imediata dos dias de greve descontados pelo governo federal, principalmente dos servidores da área da saúde, que tiveram 100% dos seus salários descontados.

O acordo aceito por cerca de 90% dos servidores coloca fim à greve geral no serviço público federal, estendida por mais de dois meses. A decisão aconteceu no dia 4 de junho, quando a maioria dos servidores ligados à Condsef deliberou em assembleia a deflagração da paralisação por tempo indeterminado, previsto para iniciar no dia 18 de junho.

A partir de então, foram várias rodadas de negociação para contemplar a reivindicação da categoria de valorização do salário base, com política permanente de reposição da inflação e incorporação das gratificações.

A expectativa do governo era de enviar o projeto de Lei Orçamentária Anual ao Congresso Nacional contendo a previsão de gastos com a folha de pagamento até sexta-feira 31, que é a data limite.

Apesar da volta ao trabalho da maioria dos servidores da base da Condsef, a entidade mantém a categoria mobilizada e vai participar do Dia Nacional de Luta da CUT, marcado para o dia 5 de setembro, conforme anunciou em comunicado a Confederação.


Redação, com informações da Rede Brasil Atual, Condsef e Agência Brasil – 30/8/2012
(Atualizado às 18h31 de 3/9)

seja socio