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Cobranças irregulares entre principais queixas ao BC

Linha fina
Banrisul, HSBC e Itaú Unibanco lideram em julho lista mensal de reclamações feita pelos consumidores
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São Paulo – Cobranças ou descontos irregulares estão entre as principais queixas dos clientes denunciadas ao Banco Central no mês de julho. As mais reclamadas na lista das instituições financeiras com mais de um milhão de clientes são: Banrisul, HSBC, Itaú, Bradesco e Santander.

Foram registradas 731 reclamações procedentes. Para chegar a esse resultado, o Banco Central realiza uma análise para constatar se houve descumprimento das normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). Portanto, as reclamações que compõem o raking são todas consideradas procedentes pelo BC.

Somente no 1º semestre de 2012, foram 5.985 reclamações de cobranças ou descontos indevidos nas contas dos clientes, segundo o levantamento apresentado pelo Procon.

Veja os resultados
*Maiores bancos (mais de um milhão de clientes) reclamados no mês de julho. Ranking calculado com base no número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000.

1º: Banrisul - Principais reclamações: irregularidades na conta-salário, como a transferência de valores fora do prazo ou a não abertura da conta após solicitação; e devolução de cheques ao cliente sem justificativa plausível.

2º: HSBC - Principais reclamações: realização de débitos na conta não autorizados pelo cliente; restrições para quitação de empréstimos antecipadamente e portabilidade de crédito; e problemas de documentação em operações de crédito, como a ausência de documentação na realização de um empréstimo ou a verificação de informações incorretas nos contratos.

3º: Itaú - Principais reclamações: realização de débitos na conta não autorizados pelo cliente; irregularidades na conta-salário, como a transferência de valores fora do prazo ou a não abertura da conta após solicitação; e cobrança de tarifas por serviços não contratados.

4º: Bradesco - Principais reclamações: irregularidades na conta-salário, como a transferência de valores fora do prazo ou a não abertura da conta após solicitação; realização de débitos na conta não autorizados pelo cliente; cobrança irregular de tarifas por serviços não contratados em cartões de crédito com serviços diferenciados (com programas de benefícios).

5º: Santander - Principais reclamações: realização de débitos na conta não autorizados pelo cliente; esclarecimentos de dúvidas de forma incompleta ou incorreta; e devolução de cheques ao cliente sem justificativa plausível.


Redação, com informações do Portal Exame – 17/8/2012

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