Pular para o conteúdo principal

Incorporados do BB exigem a promoção sobre o VCPI

Linha fina
Bancários da Nossa Caixa ainda não receberam a promoção de 3% por antiguidade e o Sindicato defende o pagamento como uma questão de igualdade
Imagem Destaque

São Paulo – Passou a data do pagamento referente ao mês de agosto e o Banco do Brasil mais uma vez não efetuou o crédito das diferenças de VCPI (Vencimento de Caráter Pessoal dos Incorporados) pelas promoções ocorridas a partir de março. São cerca de 12 mil bancários incorporados que ainda aguardam a promoção de 3% no salário por completarem o tempo para mudar de nível.

Os funcionários do BB já contam com o direito no VCP (Vencimento de Caráter Pessoal), o que evita achatamento da verba salarial, direito garantido ao trabalhador, que não pode ter a redução da sua remuneração ao longo do tempo. “O acerto é uma questão de igualdade entre empregados antigos do BB e os ex-funcionários do Nossa Caixa. Caso contrário os incorporados seriam prejudicados em seus salários em relação aos demais”, explicou Claudio Luiz de Souza, integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários.

A direção do banco propôs formalizar o compromisso em aditivo ao acordo coletivo, com previsão de antecipação dos acertos a serem processados na folha de pagamento.

Para Claudio Luiz, o aditivo é importante, pois proporciona mais segurança jurídica. Entretanto, ele alerta para o fato de que o compromisso foi firmado na negociação de 2011 e já vinha sendo discutido desde o início do processo de adesão dos bancários ao plano de carreira do BB, em dezembro de 2009. "Reivindicamos o respeito ao compromisso. O aditivo dá mais segurança jurídica, mas o combinado de pagar as diferenças era anterior e o banco pode realizar a antecipação do crédito”, ressaltou.
O dirigente explica que em 2011 o banco reforçou o compromisso em comunicado divulgado no site da empresa, no qual reafirma: “haverá a aplicação dos 3% de interstício no VCPI”.

Por isso, reforça: “Essa negociação não faz parte da Campanha Nacional Unificada 2012, uma vez que esse acerto foi confirmado no passado. Portanto, não aceitamos que a empresa utilize esse compromisso passado para interferir em outras questões que são discutidas na mesa de negociação.”


Redação – 22/8/2012

seja socio