São Paulo – A Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) cobrou de empregados da ativa e dos aposentados, integrantes do Plano de Associados, valores atrasados de coparticipações não descontados de 2003 a 2012. Foram debitados valores de até R$ 50 no pagamento de agosto.
“Exigimos posicionamento da Cassi sobre essas cobranças. Queremos saber a razão de as diretorias anteriores terem postergado a divulgação de problema detectado em 2008, mas que somente agora vieram à tona”, afirma o diretor executivo do Sindicato Ernesto Izumi, destacando que a decisão de fazer a cobrança dos participantes ocorreu em maio, quando se encerrava o mandato da diretoria da Caixa de Assistência.
“A responsabilidade pela falha na cobrança é das diretorias anteriores, indicadas pelo banco e também as eleitas ligadas à Anabb. A gestão anterior da Cassi demonstra falta de transparência ao deixar, somente para maio, anúncio de problema tão grave”, diz Ernesto Izumi.
De acordo com o dirigente sindical, a atual diretoria eleita pelos funcionários acerta ao trazer o debate abertamente aos participantes. “Mas, mesmo assim, repudiamos a cobrança sem qualquer discussão, queremos debater a forma de pagamento. Não aceitamos correção monetária sobre os valores e exigimos a garantia de que todos os funcionários poderão verificar se os débitos são realmente devidos”, diz.
Os representantes eleitos na Cassi, com apoio do Sindicato, e a Comissão de Empresa dos Funcionários também questionaram as medidas.
Leia mais
> Trabalhadores questionam cobrança pela Cassi
Redação - 23/8/2012
Linha fina
Desconto de coparticipação dos trabalhadores ativos e aposentados ocorreu na folha de agosto
Imagem Destaque