Pular para o conteúdo principal

Taxas de juros e tarifas altas desagradam clientes

Linha fina
Pesquisa também mostra que consumidor é desinformado sobre o custo de conta ou tipos de crédito
Imagem Destaque

São Paulo - As altas taxas de juros, as tarifas caras e a falta de clareza nas informações são os principais motivos de descontentamento dos clientes com as instituições financeiras. É o que aponta levantamento feito pela Proteste (Associação de Consumidores) em pesquisa nacional sobre a satisfação dos consumidores em relação aos diferentes bancos.

Segundo o levantamento, a maior insatisfação dos clientes com relação ao cartão de crédito é referente às taxas de juros praticadas pelos bancos. Cerca de 20,5% do total dos 5.095 entrevistados não conseguem pagar o total da fatura e acabam entrando no crédito rotativo. A maioria – 60% - paga anuidade média de R$ 61 no cartão.

No que diz respeito ao acesso à informação, as conclusões da pesquisa apontam para a falta de clareza ao consumidor para que ele possa não só escolher a melhor forma de pagamento, mas também o crédito mais adequado às suas necessidades.

“O consumidor sabe pouco sobre os produtos e serviços bancários contratados e tende a perder oportunidades de pagar menos por eles. Há um grande descontentamento em relação às taxas de juros de uma forma geral, tanto referente ao cartão de crédito quanto aos créditos”, diz trecho da pesquisa.

O serviço de atendimento ao cliente (SAC) e o custo de manutenção da conta foram mal avaliados também.  Cerca de 39% dos entrevistados não sabiam nem mesmo informar quanto pagam de tarifa pela manutenção da sua conta corrente. Dentre os que sabiam, o valor médio pago por mês é R$ 54,93.

Mesmo com alto índice de insatisfação, muitos clientes são leais aos bancos no decorrer dos anos. Segundo a pesquisa, 52% mantêm sua principal conta corrente no mesmo banco há pelo menos 10 anos.

O estudo foi dirigido à população adulta de clientes de bancos em todo o Brasil. Os dados foram coletados entre outubro e novembro de 2011 e os consumidores avaliaram conta corrente, cartão de crédito, crédito imobiliário e crédito pessoal.


Redação – 15/8/2012

seja socio