Pular para o conteúdo principal

Sindicato exige transparência no Economus

Linha fina
Em plenária convocada pela entidade, superintendente diz que reajuste de 32% teve por base cálculos corretos, mas não convence associados
Imagem Destaque

São Paulo – O diretor superintendente do Economus, Sergio Iunes Brito, compareceu à plenária convocada pelo Sindicato para esclarecer aos associados o reajuste de 32% nos planos Plus e Plus II, desde julho, e explicar o Novo Feas. A reunião foi na terça-feira 20 e lotou o Auditório Azul da sede da entidade, com mais de 150 bancários aposentados e da ativa.

Segundo Iunes (na foto, ao microfone), o reajuste foi feito com base em cálculos fidedignos e sem isso o plano não se sustenta. O Sindicato cobrou que o Economus disponibilize esses cálculos. “A resposta do superintendente não satisfez os associados. Por isso queremos mais transparência nas contas”, diz a diretora do Sindicato Tânia Balbino, que é suplente no Conselho Deliberativo do plano de previdência complementar e saúde dos funcionários oriundos da Nossa Caixa.

A dirigente aproveitou a reunião para ressaltar mais uma vez que os eleitos conselheiros suplentes não têm direito de participar das reuniões do Conselho e por isso não têm acesso a nenhuma informação e nem aos estudos atuariais. “Apesar disso, o Sindicato está empenhado em cobrar respostas da direção do plano e chamar plenárias e protestos para mobilizar os trabalhadores”, afirmou.

Assim que houve o reajuste, o Sindicato enviou carta cobrando posição da diretoria e do Conselho do Economus.

> Sindicato questiona reajuste no Economus

Os participantes do plano também reclamaram, durante a plenária, da ausência de todos os conselheiros titulares eleitos por eles e da dificuldade de se comunicar com os conselheiros e com o atendimento do próprio Economus para esclarecer suas dúvidas.

Novo plano – Os associados também questionaram o curto prazo dado pela diretoria para que eles decidam migrar ou não para o novo plano de saúde, o Novo Feas. “O Novo Feas foi aprovado pelo Conselho em julho, mas os participantes do Economus têm de decidir pela adesão ou não até 13 de setembro. É muito pouco e os trabalhadores têm razão em reclamar, pois não se sentem seguros em tomar uma decisão que afetará suas vidas. O Sindicato vai chamar outra plenária e continuar mobilizando os funcionários para que suas reivindicações sejam ouvidas”, diz Tânia, acrescentando que é importante que os bancários do Banco do Brasil participem da Campanha 2013 para forçar o banco a negociar. “Venham para a passeata do dia 22”, convida.

Leia mais
> Vem pra passeata, vem pra luta da sua categoria!


Redação – 21/8/2013

seja socio