São Paulo – O Sindicato denunciou que o Itaú estava direcionando os caixas para vender produtos no autoatendimento sem poder entrar no sistema para pontuar, em abril. Isso impedia que ganhassem notas em avaliações, resultando em empecilhos para o desenvolvimento ou promoção.
De acordo com os trabalhadores, depois de matéria divulgada , o Itaú disponibilizou uma ferramenta que permite ao gerente operacional acessar o sistema e indicar que determinado funcionário do caixa encontra-se, durante certo período, nas máquinas de autoatendimento.
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"Tínhamos criticado a cobrança abusiva por metas e a falta de condições mínimas para seu alcance. Agora, pelo menos, a pontuação dos caixas no ATM está sendo registrada. Mas, é bom destacar que somos contra qualquer tipo de assédio moral para o cumprimento de metas abusivas, porque essas práticas só trazem adoecimento à categoria", diz a diretora do Sindicato Márcia Basqueira.
A avaliação dos caixas é feita pelo programa denominado Trilhas de Carreira. As notas vão de 1 a 5. Quem fica com inferior a 3 está "inapto" e pode ser demitido. Quem alcança o 5 está, em tese, apto a promoção. Entre os critérios estão a produtividade, como registro do número de vendas e autenticações, além da qualidade do atendimento e do desempenho geral da agência.
Mariana Castro Alves – 21/8/2014
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Banco disponibiliza sistema para que trabalhadores deslocados para os caixas eletrônicos possam contar pontos para programa de avaliação
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