Pular para o conteúdo principal

Inscrições abertas para RTs da SA 8000 no Bradesco

Linha fina
Representantes dos trabalhadores deverão acompanhar o respeito às normas da certificação internacional
Imagem Destaque

São Paulo –  Terminam dia 17 de agosto as inscrições ao processo eletivo dos novos Representantes dos Trabalhadores (RTs) na Cidade de Deus para supervisionar o respeito às normas da certificação internacional SA 8000.

Os RTs são um elo entre os trabalhadores e a alta direção do banco e devem reportar os problemas dos seus respectivos departamentos. A eleição ocorre entre os dias 27 e 29 de agosto, mesmo dia da apuração e divulgação do resultado. A votação será eletrônica, pelo sistema interno do banco.

A dirigente sindical Sandra Regina critica o fato de que muitas vezes os RTs são proibidos pelos gestores de participar das reuniões entre o banco e os representantes da SA 8000, ou ficam impossibilitados pelo acúmulo de função.“O banco infelizmente impede a participação do Sindicato nas mesas. É lamentável, pois poderíamos expor todos os problemas dos departamentos e setores."

O Sindicato reúne-se periodicamente com os auditores da SA 8000 para apontar os problemas observados a partir do ponto de vista da norma, e alerta aos bancários para que não usem o seu canal de denúncias.

“Sempre recomendamos aos bancários para que usem o canal de denúncias do Sindicato de combate ao assedio moral, que é sigiloso, é uma conquista dos trabalhadores e tem sido um instrumento muito eficaz para coibir a prática e também para buscar melhorias nas condições de trabalho.”

Para efetuar uma denúncia, acesse o link http://www.spbancarios.com.br/Servicos/denuncia.aspx ou ligue 3188-5200. O Sindicato irá apurar o caso junto ao banco e o anonimato do denunciante é garantido.

SA 8000 – Os RTs podem se eleger por dois mandatos consecutivos e, ao contrário dos integrantes das comissões internas de prevenção de acidentes (Cipa), não possuem estabilidade profissional.

A dirigente sindical Sandra Regina assegura que os RTs não correm o risco de sofrer perseguições dos gestores. “O banco precisa desses atores para poder continuar a ostentar a certificação SA 8000. Eles levam as reclamações dos trabalhadores, mas não devem fazer juízo de valor, apenas repassá-las”, ressalta.

A certificação SA 8000 é uma norma internacional concedida a empresas comprometidas com a responsabilidade social, além da garantia da saúde, segurança e livre organização dos trabalhadores.  Foi criada pelo Órgão de Credenciamento do Conselho de Prioridades Econômicas (CEPAA1), ligado a ONU.


Rodolfo Wrolli – 13/8/2014

seja socio