Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Aperitivo

Ativistas realizam festival em defesa da Feira da Reforma Agrária em São Paulo

Linha fina
O Comida de Verdade está marcado para domingo 4, na Ocupação 9 de Julho, com participação de artistas e chefs de cozinha
Imagem Destaque
Foto: Divulgação

Coletivos realizam, no domingo 4, o Festival Comida de Verdade, na Ocupação 9 de Julho, região central de São Paulo, em uma espécie de “aperitivo” da Feira Nacional da Reforma Agrária, que encontra dificuldades para a sua realização neste ano. Artistas, organizações e movimentos sociais que defendem a alimentação saudável estarão presentes no festival. Entre os confirmados está o cantor e apresentador João Gordo, a cantora Iara Rennó e o instrumentista Curumin. O evento é organizado pela Rede Sustenta, movimento Banquetaço, Instituto Chão, Cozinha 9 de Julho e Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC), responsável pela ocupação.

A reportagem é da Rede Brasil Atual.

A Feira Nacional da Reforma Agrária, realizada desde 2015 no Parque da Água Branca, zona oeste de São Paulo, reúne produtos de assentamentos, acampamentos e cooperativas do MST de todas as regiões do Brasil. Entretanto, a edição deste ano tem enfrentado dificuldades por conta da liberação do local. O governo João Doria (PSDB) barrou o parque e o MST ainda negocia com o prefeito Bruno Covas, do mesmo partido.

“Para os cidadãos de São Paulo, a feira é uma dádiva porque é lá que passamos a ter acesso a uma variedade de produtos e comidas saudáveis e primeira qualidade. No dia 4 vamos fazer uma grande festa e mostrar que todo mundo tem que lutar para ter comida boa disponível para a sociedade”, disse Gustavo Vidigal, do Coletivo Sustenta.

O “banquetaço” – ação desenvolvida por ativistas do direito humano à alimentação adequada e saudável –  será preparado a partir de doações de alimentos da agricultura familiar. O cardápio será elaborado pelos cozinheiros Marie-France, do restaurante La Casserole, Leila D. e Gabriel Zei, da Vila Itororó, e Bel Coelho, do Restaurante Clandestino.

Festival Comida de Verdade ocorre das 12h às 20h, na Ocupação 9 de julho, localizada na Rua Álvaro de Carvalho, 427. A entrada é franca.

seja socio