Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha dos Bancários 2024

Participe de plenária na quinta-feira 29

Imagem Destaque
Imagem poligonal composta de três mãos erguidas

Na quinta-feira 29, às 19 horas, será realizada uma plenária com os trabalhadores para explicar os próximos passos da Campanha Nacional dos Bancários 2024 e discutir estratégias de mobilização. A reunião ocorrerá no Auditório Azul do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro).

Mesmo sendo um dos setores mais lucrativos da economia, os bancos apresentaram na mesa da quarta-feira 21 uma proposta de índice que representa perdas salariais para a categoria: 85% do INPC como reajuste salarial. O Comando Nacional dos Bancários rejeitou a proposta na mesa.

O reajuste proposto resultaria em perda de 0,57% na remuneração dos bancários. Considerando a projeção da inflação para a data-base da categoria, 3,96% em 1º de setembro, o percentual de 85% do INPC equivaleria a reajuste de apenas 3,37%. Esse índice colocaria o reajuste bancário entre os 1,4% piores reajustes dentre os 8.810 já firmados em 2024.

“Esta proposta rejeitada pelo Comando na mesa deixa claro que os bancos não valorizam os bancários, responsáveis pela construção dos lucros altíssimos obtidos pelas instituições financeiras. A categoria está mobilizada, organizada, e não vai aceitar proposta sem aumento real. Participe da plenária para definirmos estratégias de organização e mobilização. Só a nossa luta irá garantir um reajuste digno que contemple o esforço da categoria para a construção dos lucros bilionários dos bancos, que respondem com proposta de reajuste abaixo da inflação.”

Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários

Nesta terça-feira 27 ocorrerá nova rodada de negociação, e os trabalhadores esperam uma proposta de reajuste bancário 2024 que contemple o esforço dos trabalhadores na construção do lucro dos bancos.

seja socio