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Mesmo lucrando R$ 11,5 bi no segundo trimestre, Itaú acumula demissões e agências fechadas

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Mesmo lucrando R$ 11,5 bi no segundo trimestre, Itaú acumula demissões e agências fechadas

O banco Itaú Unibanco encerrou o segundo trimestre de 2025 com lucro líquido recorrente gerencial de R$ 11,5 bilhões. Esse montante representa um crescimento de 14,3% ante o mesmo período do ano passado. As informações foram divulgadas pelo banco na última terça-feira (5).

O retorno sobre o patrimônio líquido médio anualizado avançou de 22,4%, no mesmo período do ano passado, para 23,3%. Também houve avanço em relação ao primeiro trimestre deste ano (22,5%).

A alta nos lucros do Itaú tem sido inversamente proporcional ao número de agências e postos de atendimento. O banco encerrou o segundo trimestre com 2.795 unidades. Uma considerável redução em relação ao mesmo período de 2024, quando havia 3.021 estabelecimentos.

Além do fechamento de unidades de atendimento, demissões têm sido constantes. Um dia após o Itaú anunciar crescimento em seu lucro, o Sindicato foi surpreendido com novos desligamentos nas agências digitais e nas áreas de crédito imobiliário e de veículos. Ao ser questionado, o banco alegou reestruturação, performance e outros motivos injustificáveis. É o que relata Valeska Pincovai, bancária do Itaú e diretora executiva do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

"Não faz sentido um lucro como esse ser acompanhado de corte de postos de trabalho. Sabemos que as novas tecnologias estão contribuindo muito para esta mudança no setor bancário, mas não é justo que os trabalhadores sofram tanto com este processo de transformação. Temos que debater seriamente este tema e fazer com que os bancos cumpram o papel social mantendo o nível de empregos", afirma Valeska.

O Sindicato está reagindo com uma série de protestos contra as demissões e o fechamento de agências. Com faixas, cartazes e cortejos simbólicos nas unidades fechadas, a entidade vem denunciando a situação do Itaú para a população, que também é atingida diretamente ao contar com menos pontos de atendimento.

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