Pular para o conteúdo principal

Contraponto debate O Príncipe da Privataria

Linha fina
Programa mensal com blogueiros, comandado pela presidenta do Sindicato, discutiu livro de Palmério Dória, sobre a compra de votos para a reeleição de FHC
Imagem Destaque

São Paulo – A compra de votos no Congresso para aprovar a emenda da reeleição durante o governo Fernando Henrique Cardoso foi o tema principal da segunda edição do programa Contraponto, comandado pela presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, e transmitida ao vivo pelo site.

 > YouTube: assista à íntegra do programa

O tema é abordado no livro recém-lançado O Príncipe da Privataria, de Palmério Dória, que foi o convidado da noite de segunda-feira 2. Participaram do debate Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Rodrigo Viana (Escrevinhador), Renata Mielli (Barão de Itararé) e Paulo Salvador (Rede Brasil Atual).

O livro – com tiragem inicial de 25 mil exemplares – traz a revelação da identidade do “Senhor X”, que em 1997 gravou confissões de deputados do Acre que venderam votos para a emenda da reeleição. O livro de Dória desvenda que o Senhor X é Narciso Mendes, um empresário acreano que confirma a compra de votos para a emenda que beneficiou Fernando Henrique Cardoso. Cada deputado teria recebido R$ 200 mil para votar na emenda. “Havia uma fila de deputados para vender voto. Eles saíam com sacolas de dinheiro”, frisou Dória, no início de sua participação.

Os bastidores da ‘privataria tucana’, que entre outras empresas entregou ao capital privado o Banespa, a Vale do Rio Doce, o sistema Telebras e por pouco não vendeu também a Petrobras, com supostos projetos de venda da Caixa e do Banco do Brasil. “Venderam a Vale como se fosse uma fábrica de botões”, comentou o autor.

> Vídeo: Privatizações das teles e da Vale em debate
> Vídeo: Venda do Bamerindus por U$ 1 em destaque
> Vídeo: Brasil: do "vira-lata" ao PIB de U$ 2,6 trilhões

Contraponto – A iniciativa é uma parceria entre o Sindicato e blogueiros. A ideia é tratar, às primeiras segundas-feiras do mês, temas de relevância nacional.

Na primeira edição do programa, em agosto, o convidado foi o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que debateu políticas de governo e as manifestações de junho.

Leia mais
> Haddad tem "vontade de aproximação"


Redação – 3/9/2013

seja socio