Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Vitória dos trabalhadores

Senado derruba CGPAR 23 que limitava contribuição das estatais a planos de saúde

Imagem Destaque
Senadores no plenário durante votação do PDL 342

O Senado aprovou, na tarde dessa quarta-feira 1º, o PDL 342/2021, que suspende os efeitos da CGPAR 23, resolução de 2018 do governo federal que limitava a contribuição das empresas estatais aos planos de saúde dos empregados, resultando assim em prejuízos aos trabalhadores. A autora do projeto, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), comemorou a vitória e postou nas redes sociais que o PDL 342 “assegura acesso à saúde via planos de autogestão aos trabalhadores/as de estatais. Derrota para o governo Bolsonaro que queria arrancar direitos!”

A suspensão da CGPAR 23 beneficia os bancários da Caixa, usuários do Saúde Caixa, e do Banco do Brasil, que têm a Cassi.

“A queda da resolução CGPAR 23 refaz verdadeira justiça social às trabalhadoras e trabalhadores que possuem assistência de saúde de autogestão, porque desonera os colegas que constroem essas empresas através da sua força de trabalho, e muitas vezes fazem isso com prejuízos a sua saúde. É uma imensa vitória para nós do BB, que temos a Cassi, e também para todas as categorias!”, diz o dirigente sindical Getúlio Maciel, da Fetec-CUT/SP.

A dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e bancária da Caixa Tamara Siqueira destaca que a mobilização dos empregados da Caixa foi fundamental para essa vitória. “A aprovação do PDL 342, da ex-bancária da Caixa Erika Kokay, é uma grande vitória dos empregados e mostra que podemos resistir aos retrocessos desse desgoverno. Eles tentam desde 2018 impor a CGPAR23 à gestão do nosso Saúde Caixa para beneficiar interesses do mercado e retirar nossos direitos conquistados ao longo de muitos anos. A luta e a mobilização sempre valem a pena. Essa direção do banco e esse governo vão passar e nós, os empregados, vamos ficar!”, comemora.

seja socio