Pular para o conteúdo principal
Chapéu
É conquista!

Reajuste dos Bancários 2025: Categoria terá reajuste de 5,68%, com aumento real de 0,6%. Veja valores atualizados

Imagem Destaque
Imagem de pontos luminosos formando um cifrão e um punho cerrado

Os bancários terão reajuste de 5,68% a partir de setembro de 2025 (INPC acumulado em 12 meses mais 0,6% de aumento real) para salários, VA (vale-alimentação), VR (vale-refeição), valores fixos da PLR e todas as demais verbas previstas nas cláusulas econômicas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária.

O percentual de reajuste da categoria bancária para 2025 foi fechado nesta quarta-feira, 10 de setembro, com a divulgação da inflação (INPC) para agosto, que apresentou variação negativa de 0,21%. Com isso, o acumulado em 12 meses ficou em 5,05%.

O reajuste é resultado da mobilização de todos os bancários e bancárias, junto ao Sindicato, na Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2024, que garantiu para o ano passado reajuste de 4,64%, o que representou 0,9% de aumento real; e reajuste de 5,68% para 2025 (INPC acumulado em 12 meses mais 0,6% de aumento real).

“O reajuste é fruto da nossa organização e mobilização na Campanha Nacional dos Bancários de 2024, na qual foi fechado um acordo de dois anos que garantiu não só aumentos reais em 2024 e 2025, como também preservou todos os direitos e conquistou avanços no combate ao assédio moral, assédio sexual e outras formas de violência no trabalho; o compromisso com a isonomia salarial entre homens e mulheres; promoção do acesso e permanência de pessoas LGBTQIA+ nos bancos; iniciativas de requalificação para que os trabalhadores se adaptem às mudanças tecnológicas; requalificação e capacitação para o ingresso de mais mulheres na área do TI; realização de um novo Censo da Diversidade, dentre outras”

Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários

“Foram negociações duras e exaustivas, com os bancos insistindo em impor perdas aos bancários e atacando a mesa única de negociação. Graças à força da nossa categoria e das nossas entidades saímos vitoriosos, assegurando o aumento real e a preservação da nossa CCT, que segue válida para bancários de todo o país, de bancos públicos e privados, com 85% dos direitos acima do previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)”, acrescenta.

Veja abaixo as verbas atualizadas com o índice de reajuste dos bancários para 2025

Atenção bancários! A sua sindicalização é fundamental para a defesa dos direitos, por novas conquistas e pela valorização da categoria. Preencha o formulário no final da matéria e some forças nesta luta.

PLR

O reajuste de 5,68% incidirá também sobre a PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Nas parcelas fixa e adicional e sobre os tetos. A PLR dos bancários é paga em duas etapas: a primeira virá agora, até 30 de setembro (prazo previsto na CCT para que os bancos realizem o crédito).

Já a segunda parcela da PLR virá em 2026, com o fechamento do balanço dos bancos o e a consolidação dos seus lucros anuais. Os bancos têm até 1º de março de 2026 para creditar a parcela final da PLR 2025.

seja socio