Pular para o conteúdo principal

Trabalho é tema de curso superior

Linha fina
Escola Dieese propõe-se a estudar assunto sob a ótica dos trabalhadores. Inscrições para processo seletivo estão abertas
Imagem Destaque

São Paulo - Estima-se que os homens dediquem dois terços de suas vidas a alguma atividade produtiva. Elemento essencial e inerente à humanidade, o trabalho é o objeto de uma graduação pioneira no país: o Bacharelado em Ciências do Trabalho, da Escola Dieese. O curso começou este ano, mas já estão abertas as inscrições para um novo processo seletivo, do qual sairá a segunda turma, com início das aulas em 2013. As inscrições vão até 12 de novembro.

“Objetivo do curso é o estudo do trabalho sob a ótica do trabalhador”, explica a doutora em Sociologia do Trabalho e coordenadora do curso, Sirlei de Oliveira.

> Processo seletivo começa em 25 de novembro

O projeto, segundo texto do site da Escola, é um desdobramento da própria atuação do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socionômicos), que foi fundado em 1955 com o intuito de “conhecer direta e objetivamente a realidade vivida pelos trabalhadores e possibilitar a eles acesso a informações de sua confiança.”

A coordenadora explica que é nesse sentido que a Escola oferece formação de nível superior. “O curso, cujo corpo docente é todo pós-graduado, é estruturado a partir de três áreas: História Social, Sociologia Política e Economia Política. Tem duração de três anos, sendo que no primeiro ano os alunos cursam as disciplinas de fundamento e, a partir do segundo ano, as temáticas também vão sendo debatidas de acordo com as demandas levantadas pelos alunos.” E entre esses temas, acrescenta, fenômenos que fazem parte da  atual relação capital e trabalho, como terceirização, saúde do trabalhador e assédio moral.

Sirlei informa ainda que apesar de o público ser fundamentalmente de dirigentes sindicais ou trabalhadores com inserção no movimento sindical, o curso também é procurado por gestores públicos ou profissionais que atuam no movimento. “É aberto a todos que se interessam pela problemática do mundo do trabalho. Já que, ao aprofundar o tema dessa forma, preenche uma lacuna acadêmica no país”, diz. Mais informações no site da Escola Dieese.


Andréa Ponte Souza - 18/10/2012

seja socio