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BB lidera reclamações ao Banco Central

Linha fina
Santander deixa primeiro lugar, mas ainda ocupa segundo lugar com 382 casos procedentes em setembro
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São Paulo – Durante sete meses o Santander liderou o ranking de reclamações do Banco Central (BC) entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes. Agora, o espanhol caiu para a segunda posição e cedeu o primeiro lugar ao Banco do Brasil.

Em setembro, o banco público registrou índice de 1,65, número que considera as reclamações procedentes divididas pela quantidade de clientes multiplicada por 100 mil. Já o Santander obteve índice 1,64 no mesmo período. Em agosto, o BB estava com uma pontuação de 1,18. Já o Santander contava com índice de 1,81 naquele mês.

O BC considerou procedentes 2.283 reclamações feitas contra as instituições de grande porte em setembro. A avaliação leva em consideração demandas em que se constatou descumprimento, por parte da instituição, de normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do BC, tais como cobrança de serviços não contratados, contratação irregular de pacotes de serviços, débitos não autorizados, restrição à portabilidade entre outros.

Do total das reclamações, 585 queixas foram contra o Banco do Brasil e 382 sobre o Santander. Também estão na lista dos cinco mais reclamados o HSBC (índice 1,29), Itaú (1,22) e Banrisul (0,77).

Menores – Na lista de instituições com menos de 1 milhão de clientes, ficaram nas primeiras colocações Société Genérale, Bonsucesso, BMG, J. Malucelli e Banco Daycoval. Entre as administradoras de consórcio lideraram o ranking Realiza, Panamericano, Convef, Remaza e HSBC Brasil.


Redação, com informações do BC – 16/10/2013

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