Pular para o conteúdo principal

Já rebatizada, PEC da Morte é tema de enquete

Linha fina
Senado já recebeu a proposta que congela gastos públicos por 20 anos, que foi aprovada na Câmara dos Deputados com o nome de PEC 241. Tramitação na nova Casa prevê votação final no dia 13 de dezembro
Imagem Destaque
Redação Spbancarios
27/10/2016


São Paulo - O Senado Federal já recebeu a chamada PEC da Morte, que prevê o congelamento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos. A Proposta de Emenda Constitucional aprovada na Câmara sob o nome de PEC 241 foi rebatizada no Senado para PEC 55/2016.

Além de um novo nome, a proposta - também conhecida como PEC do Fim do Mundo - virou tema de enquete promovida pelo site do Senado (clique aqui). Os limites para os gastos píblicos afetam dramaticamente áreas de extrema importância social, como saúde e educação, atingindo em cheio especialmente a população mais pobre, que depende de escola pública e do SUS (Sistema Único de Saúde).

> PEC 241 congela o futuro do Brasil
> Dez questões que esclarecem a PEC 241
> Proposta tira do povo e dá aos bancos, diz professor
> PEC 241 torna inviável Plano Nacional de Educação
> PEC 241 abre portas para cortar aposentadoria 
> Vídeo: PEC 241 prejudica saúde de pobres e classe média 

Até as 17h43 de quinta 27, mais de 18 mil pessoas já tinha se posicionado contra a PEC e somente 907 a favor.

Trâmite - A PEC do Fim do Mundo foi aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados, sendo o segundo na noite de terça 25, com 359 votos favoráveis, 116 contrários e duas abstenções. Ela foi encaminhada ao Senado no dia seguinte e, já sob o nome PEC 55/2016, foi lida no plenário. O texto vai ser inicialmente analisado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

> Veja como votaram todos os deputados
Pressione os senadores a rejeitar a PEC 241

Um acordo de líderes prevê a votação na CCJ em 9 de novembro. No plenário, a votação em primeiro turno deve ser no dia 29 de novembro e, em segundo turno, no dia 13 de dezembro. O relator deverá ser o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). Caso aprovada também no Senado, vai a sansão presidencial.

Leia mais
> PEC 241 é aprovada em segundo turno na Câmara
seja socio