Após mais uma solicitação formal do Sindicato, o Santander substituiu os bebedouros da Torre, Geração Digital e Radar. O gosto da água era tão desagradável que muitos trabalhadores passaram a comprar e levar para o trabalho água armazenada em garrafas PET.
Contudo, o Santander está promovendo uma campanha de conscientização sobre o consumo de plástico. Produtos feitos com o material estão sendo proibidos nos centros administrativos do banco.
“Essa demanda é antiga. Mesmo com o laudo técnico que garantia a segurança do consumo, o gosto ruim era muito perceptível e há anos o Sindicato vem apontando o problema. Isso demonstra o descaso do banco com os trabalhadores, porque um problema simples e fácil de resolver como esse levou anos para ser resolvido”, critica Lucimara Malaquias, dirigente sindical e bancária do Santander.
Com a proibição do uso do plástico, as reclamações aumentaram. "A reivindicação foi atendida, todos os bebedouros foram substituídos e a água agora está sem gosto. Mas caso volte a ter qualquer sabor desagradável, os trabalhadores devem novamente procurar o Sindicato”, orienta Lucimara.
A dirigente ressalta que o Sindicato apoia a campanha do Santander pela diminuição do consumo de plástico. “Cientistas previram que em 2050 haverá mais plástico no mar do que peixes. Essa campanha faz parte de um movimento global pela diminuição do uso deste material nocivo à natureza que demora mais de 450 anos para ser dissolvido no meio ambiente. É importante os trabalhadores aderirem à essa iniciativa, não só nos seus locais de trabalho, mas na vida”, afirma Lucimara.