O 14º Congresso Nacional da CUT (Concut), que acontece entre os dias 19 e 22 de outubro, em São Paulo, celebra o papel que a Central Única dos Trabalhadores - CUT desempenha no processo de organização da classe trabalhadora e de reconstrução do país; e comemora os 40 anos de sua fundação, em 1983.
Com o tema "Luta, direitos e democracia que transformam vidas”, o Congresso vai destacar o fortalecimento da democracia, a partir da eleição do presidente Lula, após o desmonte dos direitos dos trabalhadores nos últimos anos.
Para nortear os debates, que serão realizados por delegadas e delegados sindicais de diversas categorias e de todas as regiões do país, foi elaborado um Texto Base centrado em três eixos: fortalecimento da organização sindical; a defesa da democracia; e a promoção do desenvolvimento sustentável.
Importante mencionar que todo o processo do 14º CONCUT foi construído de forma democrática, com a realização de Congressos Estaduais (CECUT) e participação dos sindicatos filiados à Central, que trazem pautas de suas bases.
A categoria bancária participa ativamente de todo o processo de construção dos Congressos da CUT desde a sua fundação. Não é à toa que é citado no Texto Base como exemplo a ser seguido de negociação coletiva fortalecida, através do Comando Nacional dos Bancários. Assim, seguiremos. A partir das consultas permanentes as nossas bases, elaboramos recomendações que podem ser aprovadas e compor as resoluções finais.
O Congresso, além de intensificar e aprofundar o debate sobre a conjuntura atual, tem como objetivo definir estratégias e elaborar um plano de lutas para todo o conjunto da classe trabalhadora.
Participe das assembleias e debates da celebração dos 40 anos. Juntos somos fortes! Nossa mobilização nas ruas e redes avança para a reconstrução e transformação do Brasil, para diminuição das desigualdades e a conquista de maior igualdade e direitos.