Pular para o conteúdo principal

Sindicato debate relações de trabalho e sistema financeiro em encontro com sindicalistas chineses

Imagem Destaque
Sindicato debate relações de trabalho e sistema financeiro em encontro com sindicalistas chineses

A presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Neiva Ribeiro, participou na manhã desta segunda-feira (27) da recepção à delegação da Federação Nacional dos Sindicatos da China (ACFTU, na sigla em inglês), realizada na sede da CUT (Central Única dos Trabalhadores), na capital paulista.

A visita da ACFTU, o maior sindicato do mundo, com cerca de 302 milhões de membros distribuídos em mais de 1,7 milhão de organizações sindicais, teve como objetivo estreitar e reforçar os laços de cooperação internacional e intercâmbio entre Brasil e China. A comitiva foi recebida por dirigentes sindicais brasileiros que destacaram a importância do diálogo e da troca de experiências entre as duas nações.

O encontro também deu continuidade à política de aproximação entre a ACFTU de Xangai e a CUT, parceria que vem sendo construída desde novembro de 2024, quando Neiva Ribeiro e Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), estiveram no país asiático e visitaram o Banco Nacional de Desenvolvimento da China, uma das maiores instituições financeiras do mundo.

Durante as conversas desta segunda, os dirigentes brasileiros apresentaram aos representantes chineses aspectos do sistema financeiro nacional, incluindo o funcionamento do Pix, ferramenta que tem transformado as relações financeiras no país.

"A iniciativa reforça o compromisso das entidades sindicais brasileiras com o fortalecimento das relações internacionais entre trabalhadores, a troca de experiências sobre organização sindical e o debate sobre os desafios do mundo do trabalho em escala global", comentou Neiva Ribeiro após a atividade.

Neiva Ribeiro, ao lado de lideranças cutistas, durante recepção aos sindicalistas chineses na sede da CUT
seja socio