
Na manhã desta quarta-feira (1°), o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e a Abaesp (Associação dos Bancários Aposentados do Estado de São Paulo) participaram de uma manifestação cobrando políticas públicas para a população idosa. O ato foi iniciado na Dom José Gaspar, na capital paulista, e seguiu em caminhada até a Câmara Municipal.
A mobilização coincidiu com o Dia Internacional das Pessoas Idosas e com o Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrados neste 1º de outubro. Em suas faixas e cartazes, os manifestantes exigiam respeito aos direitos da população idosa, políticas públicas na área e o combate ao etarismo – preconceito e discriminação baseados na idade de uma pessoa, também conhecido como idadismo ou ageísmo. Ao término da atividade, uma pauta de reivindicações foi entregue à Câmara dos Vereadores.

"É chegada a hora de tratarmos com mais seriedade esse segmento tão esquecido em nossa sociedade", afirma Sérgio Siqueira, dirigente do Sindicato e também da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro). Atuante no Conselho Estadual do Idoso (CEI-SP), Sérgio informa que mensalmente o conselho se reúne para articular, mobilizar e deliberar sobre projetos relacionados à Política Estadual do Idoso, além de estimular a criação de Conselhos Municipais em todo o estado.
Na última semana, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) e o CEI-SP promoveram, entre os dias 22 e 24 de setembro, em Águas de Lindóia, a XVI Conferência Estadual da Pessoa Idosa. O encontro reuniu mais de 400 pessoas, entre especialistas, gestores públicos e entidades representativas para discutir propostas que irão compor a política nacional voltada ao envelhecimento. Os cinco principais eixos da conferência foram:
- Financiamento das políticas públicas para ampliar e garantir direitos sociais;
- Proteção à vida, saúde e cuidado integral da pessoa idosa;
- Enfrentamento da violência e abandono social e familiar;
- Participação social e protagonismo, reconhecendo as múltiplas velhices;
- Fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa no Brasil.
Sobre a Abaesp
Fundada em 1965, a Associação dos Bancários Aposentados do Estado de São Paulo atua na defesa dos direitos dos trabalhadores bancários aposentados, pensionistas e pessoas idosas, contribuindo para a formulação de políticas públicas de valorização e proteção desse público.

