São Paulo – Cerca de 60 funcionários egressos da antiga Nossa Caixa e lotados na Diretoria de Tecnologia (Ditec), no complexo administrativo Marambaia, zona norte da capital, não estão recebendo verbas (QVI e VRI) por não terem aderido ao plano de cargos e salários do Banco do Brasil.
De acordo com a diretora do Sindicato Adriana Ferreira, esses funcionários têm de ter os mesmo direitos que os demais empregados. “Essas pessoas não aderiram ao PCS por considerar que não lhes era vantajosa a mudança. E têm de ser respeitados por essa decisão. Serem excluídos do repasse dessas verbas, destinadas para atividades de prevenção a doenças, por meio da contratação de profissionais para atividades físicas em grupo, é uma atitude discriminatória por parte do banco e tem de ser corrigida.”
Também segundo a dirigente, o Diret estava discriminando os funcionários no que se refere às festas em São Paulo de fim de ano. “O setor tem 330 funcionários, mas apenas 168 teriam direito a convite para participar da festa que ocorre no sábado 1º. O que contraria norma interna da empresa que determina: todos têm de ser convidados indistintamente e com direito a acompanhante. Somente depois que interviemos é que a Diret fez o convite a todos.”
Os funcionários denunciaram, ainda, terem sido constrangidos para que postassem mensagens elogiando a festa da Diret que ocorre em Brasília. “Os trabalhadores afirmaram que não participam desse evento e se sentiram agredidos ao serem ‘convidados’ a fazer essas mensagens”, acrescenta Adriana, afirmando que o Sindicato está reivindicando que o setor mude de postura em relação aos bancários.
Jair Rosa 30/11/2012
Linha fina
Trabalhadores do Banco do Brasil oriundos da Nossa Caixa não recebem verba destinada para saúde
Imagem Destaque