Pular para o conteúdo principal

SP1 impõe mudança de horário aos funcionários

Linha fina
Direção do banco afirmou ao Sindicato que orientação dada aos gestores é para que o processo seja negociado com os empregados. Entidade acompanha o caso
Imagem Destaque

São Paulo – A direção do SP1, call center do Santander na Barra Funda, está impondo mudanças de horário aos funcionários. Segundo diversas denúncias de trabalhadores ao Sindicato, os gestores de alguns setores do departamento apenas comunicaram que poucos funcionários terão de atrasar em duas ou três horas e meia seu horário de entrada o que, consequentemente, adiará o final do expediente. Em nenhum momento, segundo os bancários, os administradores sinalizaram que haveria negociação para ver quem poderia mudar seu horário.

A diretora do Sindicato e funcionária do Santander Carmen Meireles destacou que a mudança inesperada de horário prejudica os funcionários, pois muitos deles têm compromisso após o expediente. “Muitos têm filhos para buscar na escola, fazem faculdade após o trabalho ou têm outros compromissos. Além disso, alguns trabalhadores perderiam o adicional noturno, o que trará impacto financeiro.”

O Sindicato entrou em contato com o banco, que negou que o processo esteja ocorrendo dessa forma. “Já cobramos o setor de relações sindicais do Santander. Eles nos retornaram dizendo que a orientação dada aos gestores e para que houvesse flexibilidade e que se adequasse os horários de acordo com as necessidades e dificuldades de cada um. Mas não é o que tem sido relatado a nós. Os funcionários disseram inclusive que o SP1 divulgaria nesta quinta 22 a lista com nomes e novos horários e que eles passariam a valer a partir de 15 de dezembro”, conta Carmen.

A dirigente avisa que o Sindicato acompanhará de perto o caso e pede aos bancários que entrem em contato com a entidade caso tenham dificuldades em negociar com seus gestores, já que, segundo o banco, a mudança não deve ser imposta, mas acordada.


Andréa Ponte Souza - 21/11/2012

seja socio