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Caixa tem de ampliar número de empregados

Linha fina
Banco divulgou lucro de R$ 5 bi entre janeiro e setembro, mas rede de atendimento cresceu em ritmo bem maior que o das contratações
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São Paulo – A Caixa Federal teve lucro líquido de R$ 5 bilhões entre janeiro e setembro deste ano, resultado 19,3% maior que o do mesmo período de 2012. O retorno sobre o patrimônio líquido médio anualizado, ou seja, a rentabilidade, chegou a 27%. Os números do crédito também são positivos: a receita aumentou 32,2%, totalizando R$ 33,3 bilhões, e a carteira cresceu 40%, alcançando saldo de R$ 463,4 bilhões, o que representa 17,7% do crédito do Sistema Financeiro Nacional.

O balanço, divulgado pelo banco nesta quinta-feira 21, também mostra expansão da rede de atendimento – de janeiro a setembro foram abertas 332 novas agências e PABs – e de empregados, com a contratação de mais 7.015 em 12 meses. “A Caixa vem contratando, mas não no ritmo que deveria. Para se ter uma ideia, em 2003 a média de empregados por agência no país estava acima de 40. Hoje é de menos de 20 bancários por unidade. Isso mostra que o crescimento e os ótimos índices têm se dado às custas da sobrecarga e pressão sobre o trabalhador”, criticou o dirigente sindical e membro da comissão dos empregados da Caixa Dionísio Reis.

Os dados do balanço comprovam: enquanto nos últimos 12 meses o número de agências cresceu 24%, o de empregados aumentou em ritmo muito menor: 7,8%. “A atual direção da Caixa não pode deixar de lado seu papel de banco público e assumir a forma de gestão das instituições financeiras privadas. É preciso contratar mais para que os empregados deem conta do aumento da demanda”, acrescenta o dirigente.

De janeiro a setembro, o banco conquistou mais 4,9 milhões de correntistas e poupadores. Com isso, chegou a um total de 70,1 milhões de clientes.

Correspondentes - Dionísio também destaca que se a rede de atendimento foi expandida, isso também se deu por meio de correspondentes bancários. “O nicho da Caixa é seu papel social, com distribuição de crédito imobiliário pelo Minha Casa, Minha Vida, da Bolsa Família, FGTS, etc. Mas o banco não pode terceirizar esse atendimento ou retirar esses clientes das agências, como vem fazendo ao transferir alguns serviços sociais para lotéricas ou autoatendimento.”

Segundo o balanço, dos 66,5 mil pontos da Caixa no país, 3,9 mil são agências e PABs, mas o número de correspondentes Caixa Aqui e lotéricas é quase 10 vezes maior: 35 mil. O restante da rede compreende 27,7 mil máquinas distribuídas nos postos e salas de autoatendimento, agência-barco e 18 caminhões-agência, segundo o divulgado pelo banco.


Andréa Ponte Souza – 21/11/2013

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