São Paulo – Lutar pela democratização da gestão da Caixa Federal, criar canal permanente de diálogo com os bancários e fortalecer a atuação do banco público para o desenvolvimento do país são alguns dos compromissos firmados pela Chapa 130, integrada por Fernando Neiva e Maria Rita Serrano, que disputa a eleição que definirá o representante dos empregados no Conselho de Administração (CA).
O segundo turno ocorre entre os dias 2 e 6 de dezembro e a votação também será por meio eletrônico, acessando o SISRH - 4.1. Todos os trabalhadores têm direito a voto.
Atualmente o CA da Caixa Federal é composto por sete integrantes, todos indicados pelo governo. A partir da eleição do representante dos empregados, a principal instância decisória do banco público passará a contar com oito integrantes.
> Chapa 130 é a mais votada para CA
“É imprescindível votar em candidatura que tenha compromisso com os trabalhadores. A Chapa 130 levará ao conselho do banco a visão de que é essencial melhorar as condições de trabalho, ampliar o número de empregados e melhorar a estrutura física das agências”, afirma o dirigente Dionísio Reis. “Quando um cidadão entra em uma unidade lotada, com poucos bancários para atendê-lo e até aparelho de ar-condicionado quebrado a tendência é de que – apesar de poder ter acesso a menores juros e tarifas – procure outro banco. Ou seja, a própria instituição perde com isso.”
Segundo Dionísio, essa eleição é uma conquista dos trabalhadores que lutaram para poder participar da gestão da Caixa Federal. Mas o dirigente faz um alerta: “Se forem eleitos candidatos que não se posicionem a favor das questões dos empregados, esse avanço será inócuo. Queremos uma representação que faça contraponto à atual direção do banco, considerando a visão dos empregados”, acrescenta Dionísio.
Conheça a Chapa 130 – Fernando Neiva e Rita Serrano têm longa trajetória de luta em defesa dos bancários e dos trabalhadores.
Fernando Neiva ingressou na Caixa em 1989 e integrou as diretorias do Sindicato dos Bancários de BH e Região a partir de 1996, no qual ocupou a presidência entre 1999 e 2008. Atualmente, é diretor do Departamento Jurídico da entidade. Foi também integrante do Conselho Fiscal da Apcef/MG, diretor da Fenae e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Rita Serrano é empregada da Caixa desde 1989. Foi vice-prefeita de Rio Grande da Serra (SP) e respondeu durante o mandato pela Secretaria de Cidadania do município. Rita também foi secretária de Finanças da Fetec-CUT/SP, integrou por duas gestões o Comitê de Investimento da Funcef e participou da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) entre 2003 e 2009. Presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012. É diretora do Sindicato e da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC.
Redação com informações da Fenae - 26/11/2013
Linha fina
Sindicato apoia a Chapa 130, formada por Fernando Neiva e Maria Rita Serrano, e que foi a mais votada no primeiro turno
Imagem Destaque