Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional de Luta nesta quinta 29 intensifica mobilização contra fatiamento da Caixa

Linha fina
Cartazes e preguinhas da campanha “Não tem sentido” serão usadas durante as atividades nas agências. Empregados do banco e sociedade podem postar fotos nas redes sociais
Imagem Destaque
Charge: Márcio Baraldi

O momento é de resistir contra qualquer tentativa de privatização da Caixa Econômica Federal. Com este propósito, as entidades representativas dos trabalhadores convocaram para quinta-feira 29 um Dia Nacional de Luta contra o fatiamento do banco. A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) oriente que federações, sindicatos e associações que realizem mobilizações em todo o país.

Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

Dionísio Reis, diretor do Sindicato dos Bancários e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), explica que apesar do adiamento do leilão da Lotex para 5 de fevereiro, o Dia de Luta está mantido. “Foi uma vitória importante, sem dúvida. Mas temos que aproveitar esse tempo que ganhamos para reforçar a mobilização em defesa do banco 100% público, forte, social e parceira estratégica na execução de políticas públicas”, diz.

“É fundamental que empregados e sociedade continuem na luta para pressionar o governo atual e o que foi eleito, a fim de evitar que a Caixa seja enfraquecida, diminuída ou privatizada. Graças à nossa resistência, o governo federal fracassou em mais uma tentativa de privatizar a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), considerada a porta de entrada para a entrega de outros setores das Loterias e da Caixa”, lembra o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

“O que temos hoje é um projeto para diminuir e esfacelar a Caixa, modelo esse que deve ser mantido ou agravado na próxima gestão, que já disse querer vender tudo que puder. Reforço que a resistência dos empregados, das entidades representativas e da sociedade em geral é fundamental para barrar esses e outros retrocessos. Afinal, não tem sentido a Caixa deixar de ser o banco dos brasileiros, sobretudo dos mais carentes”, finaliza Jair. 

Orientações

Durante o Dia Nacional de Luta, serão usados cartazes da campanha “Não tem sentido”, lançada em outubro pela Fenae, com os dizeres “Não tem sentido privatizar a Lotex”, “Não tem sentido fatiar a Caixa”, “Não tem sentido privatizar a Caixa”, “Não tem sentido enfraquecer a Caixa” e “Não tem sentido diminuir a Caixa”. Cartazes e praguinhas foram enviados às agências do banco na semana passada.

> Fenae lança campanha contra privatização da Caixa

A orientação é para que os empregados tirem fotos com os materiais e postem nas redes sociais, usando as hashtags #NãoTemSentidoPrivatizarALotex e #NãoTemSentidoFatiarACaixa. As imagens das atividades nas unidades também podem ser encaminhadas para os e-mails [email protected] e [email protected]. “Precisamos da participação de todos os colegas”, ressalta Dionísio Reis.

Outro Dia Nacional de Luta está agendado para 6 de dezembro, desta vez em defesa da Caixa e dos demais bancos públicos.

seja socio