Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Ameaça

Escola sem Partido sofre nova derrota na Câmara

Linha fina
Bancada da oposição derruba, mais uma vez, a aprovação do projeto, também chamado de Lei da Mordaça porque impede que professores debatam temas políticos, religiosos e morais por um suposto viés esquerdista
Imagem Destaque
Foto: TVT/Reprodução

Apesar da pressão da futura base aliada do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), formada por deputados de extrema direita eleitos este ano, como Alexandre Frota (PSL-SP) e Kim Kataguiri (DEM-SP), mais uma vez, a oposição conseguiu impedir, na quarta-feira 7, a votação, em comissão especial, do Projeto de Lei (PL) 7.180/2014, conhecido também como "Escola Sem Partido" ou “Lei da Mordaça”. A informação é da CUT com base em reportagem da TVT (veja abaixo). 

Movimentos sociais organizados, professores, estudantes, trabalhadores da educação e parlamentares progressistas conseguiram esvaziar a audiência de quarta 7. Com a falta de quórum, que atrasou os trabalhos em uma hora e meia, a comissão especial formada para analisar a proposta que é criticada por impor a censura dentro das salas de aulas, teve de adiar novamente a apreciação do PL. A comissão voltará a analisar o relatório final do PL na terça-feira 13.

Ao repórter Uélson Kalinovski, do Seu Jornal, da TVT, o deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ), explicou que a expectativa dos parlamentares contrários à Lei da Mordaça é que a proposta seja barrada ainda pela comissão e que, caso o PL seja aprovado, há um recurso para levar a matéria ainda ao Plenário da Câmara. "Aí eu quero ver quem são os deputados que querem ficar carimbados como quem quer criminalizar professores", afirmou Braga.

"O que eles querem é professores com medo do que vão dizer nas salas de aula, porque, quando eles têm professores com medo, eles fazem com que estudantes sejam robôs", acrescentou.

Assista à reportagem na íntegra:

seja socio