Pular para o conteúdo principal
Chapéu
São Paulo

Alunos exigem atenção da prefeitura às escolas de São Paulo

Linha fina
Em marcha nas ruas do centro da cidade, estudantes protestaram contra sucateamento da educação infantil e fundamental e cobraram melhorias nos equipamentos públicos
Imagem Destaque
Foto: TVT/REPRODUÇÃO

Sob o lema “criança também luta”, alunos de escolas municipais protestaram em frente à prefeitura de São Paulo e à Câmara,  na região central, nesta quarta-feira 30, para exigir mais espaços de lazer na cidade e atenção do poder público ao ensino do município. As crianças e adolescentes se queixam da falta de acessibilidade e de professores, infraestrutura danificada, e contra projeto sancionado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) que autoriza a venda de 41 terrenos públicos, incluindo duas áreas que sediam escolas.

A reportagem é da Rede Brasil Atual.

A marcha das crianças é uma realização do Conselho Mirim, um grupo de alunos formados por estudantes de 6 a 14 anos de diversas instituições de ensino público da capital paulista,  idealizado pelo vereador Celso Giannazi (Psol). “Criança, na verdade, não é um vir a ser. Elas são sujeitos de direitos, com desejos, necessidades, são potentes demais e entendem o que está acontecendo na escola, quais são as necessidades que nós temos e elas têm o direito de falar”, destaca a professora Cláudia Maria dos Santos Guiral, que acompanhava a manifestação, à repórter Dayane Ponte, do Seu Jornal, da TVT.

Estudantes protestam contra extinção de cursos pela gestão Doria

Com palavras de ordem como “vou lutar e resistir”, os estudantes saíram em passeata da Câmara até a prefeitura, onde foram recebidos para realizarem a entrega de um documento com a reivindicação de melhorias em escolas e parques. “A gente espera que a voz das crianças seja ouvida na construção do orçamento da nossa cidade”, explica a supervisora da Diretoria Regional de Educação (DRE) do Ipiranga, Luciene Cavalcante da Silva. A estudante Luíza Cavalcante Oliveira, de 11 anos, destacou a importância do ato. “É legal saber que a gente está lutando por todo mundo.”

Assista à reportagem da TVT na íntegra

 

 

seja socio