Pular para o conteúdo principal

Trabalhadores da Finep aprovam propostas de ACT e de PLR

Imagem Destaque
Trabalhadores da Finep aprovam propostas de ACT e de PLRv

Em assembleia realizada na terça-feira, dia 5 de novembro, os trabalhadores da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) aprovaram a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2026. Na mesma assembleia, também foi aprovado o instrumento coletivo para distribuição da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), referente ao exercício de 2024.

De acordo com o dirigente sindical Jair Alves, que atuou na negociação, os acordos aprovados garantem vitórias importantes, como a aplicação do mesmo reajuste da proposta Fenaban, aplicado para os bancários, de 4,64% em 2024 e INPC + 0,6% em 2025. Junto a isso, todas as cláusulas e atuais direitos foram mantidos, como a remuneração integral dos benefícios dos empregados aposentados pelo INSS.

O ACT também garante promoções interníveis para todos com carreira de nível médio (sem prejuízo da participação anual de promoções); auxílio educação e guarda ampliado até 18 anos e 9 meses; criação de Grupo de Trabalho para estudo das carreiras; férias divididas em três períodos e intervalo para almoço reduzido para 30 minutos, conforme interesse do empregado.

"A Finep tentou implementar retrocessos na PLR e nos direitos dos aposentados beneficiários do plano de saúde. Entretanto, por meio da negociação, conseguimos evitar perdas e manter os direitos dos empregados", relata Jair Alves.

PLR

O atual modelo de PLR da Finep, baseado em metas e não nos resultados da instituição, seguirá neste ano. Entretanto, para 2025, a negociação será voltada para a implementação de um novo modelo, baseado diretamente nos resultados, como ocorre com Caixa e Banco do Brasil. Isso será um avanço importante para os trabalhadores, para uma divisão mais justa.

seja socio