Pular para o conteúdo principal

Aditivo do Santander será assinado dia 16

Linha fina
Termo específico, que garantiu avanços, foi aprovado em assembleia de funcionários
Imagem Destaque

São Paulo - A direção do Santander e os representantes dos trabalhadores assinam nesta sexta-feira 16 a renovação do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários. O acordo, negociado na campanha deste ano, já foi aprovado pelos trabalhadores em assembleia realizada na segunda-feira 12.

O aditivo, único entre os bancos privados, garante avanços sociais e econômicos aos bancários do Santander, tanto aos trabalhadores de agências quanto aos de concentrações. Entre elas, a manutenção do salário quando o trabalhador afastado recebe alta do INSS, mas é avaliado como ainda inapto pelo médico da empresa; a ausência abonada para exames pré-natal; a participação de um cipeiro eleito por Cipa no fórum de saúde; a garantia de acesso dos dirigentes sindicais a todas as unidades do banco, incluindo as concentrações; além da criação de grupo de trabalho para discutir problemas do call center, a aplicação da NR 17 e o processo eleitoral democrático no Santander Previ.

Outra conquista foi a ampliação do número de bolsas do programa de graduação. Este ano serão ofertadas 2.300 bolsas de estudo aos bancários que quiserem concluir ou iniciar a primeira graduação, 300 a mais que no ano passado.

Também permaneceu no acordo o não desconto do Programa de Participação nos Resultados do Santander (PPRS) na PLR da categoria. Nenhum funcionário poderá receber menos que R$ 1.500 a título de programa próprio. Os créditos ocorrerão até março de 2012.


Redação - 14/12/2011

seja socio