Pular para o conteúdo principal

Assinado acordo aditivo com Santander

Linha fina
Trabalhadores e banco celebram contrato que assegura avanços sociais e econômicos específicos para os funcionários do banco
Imagem Destaque

São Paulo – Em reunião no prédio da Torre, sede do Santander no Brasil, os representantes dos bancários e a direção do banco espanhol celebraram a assinatura da renovação do Acordo Coletivo Aditivo à CCT 2011/2012. A reunião, na tarde desta sexta 16 de dezembro, contou com a presença da vice-presidenta de Recursos Humanos, Lilian Guimarães, que valorizou o instrumento que renova o acordo outrora vigente e inclui novas cláusulas.

> Leia a íntegra do novo acordo aditivo e do aditivo para PPRS

A proposta do novo acordo aditivo havia sido debatida e aprovada pelos trabalhadores durante assembleia realizada na noite de segunda 12 de dezembro. De acordo com a Secretária de Finanças do Sindicato, Rita Berlofa, o documento garante importantes avanços sociais e econômicos. “É a demonstração de que a mobilização constante dos bancários e a seriedade na mesa de negociação foram essenciais para garantir avanços”, destacou. Os funcionários do Santander são os únicos, entre os bancos privados, a manter um acordo complementar à CCT.

Conquistas – Entre as conquistas está a manutenção do salário quando o trabalhador afastado recebe alta do INSS, mas tem o “inapto” para o retorno dado pelo médico da empresa. Outros importantes avanços sociais são: ausência abonada para exames pré-natal; participação de um cipeiro eleito por Cipa no fórum de saúde; aumento de 2000 para 2.300 bolsas de estudo de primeira graduação; acesso dos dirigentes sindicais a todas unidades do banco, aí incluídas as concentrações; grupos de trabalho para discutir problemas do call center e aplicação da NR17 e, para discutir o processo eleitoral democrático no Santander Previ.

Ficou mantido o não desconto do Programa de Participação nos Resultados do Santander (PPRS) na PLR da categoria. O valor mínimo a ser recebido pelo programa próprio de remuneração não pode ser menor que R$ 1.500 e deverá ser depositado até o mês de março de 2012. “Essa vitória dos trabalhadores simboliza a capacidade de diálogo durante o processo negocial”, enfatizou Rita Berlofa.


Marcelo Santos - 16/12/2011

seja socio