Brasília – O Banco do Brasil (BB) começou a operar, como teste, serviços do Banco Postal em 17 pontos de atendimento, antes do início efetivo da parceria com os Correios, no dia 2 de janeiro de 2012. Esse projeto piloto começou no fim de novembro e foram escolhidas para operar o Banco Postal agências dos Correios abertas após a licitação vencida pelo BB.
O Banco Postal oferece serviços bancários básicos ao público nas agências dos Correios. Entre os serviços estão a abertura de conta-corrente, a concessão de empréstimos, de cartão de crédito, o pagamentos de benefícios e o recebimento de contas. Em maio, o BB venceu a licitação e vai ficar no lugar do Bradesco. O contrato é de cinco anos e seis meses, prorrogáveis por mais cinco.
O Sindicato lembra que há problemas nas relações trabalhistas e na segurança do Banco Postal. “Em algumas regiões do país, há liminares da Justiça por não cumprimento de exigências da lei 7.102/83 quanto à segurança. Estados como Alagoas, não podem abrir novas unidades, e em Sergipe as unidades deveriam fazer adaptações”, relata o diretor do Sindicato Ernesto Izumi. “Também há ações judiciais que reivindicam direitos de bancários para os trabalhadores do Banco Postal e também indenização em casos de assalto.”
O dirigente lembra que a preocupação do Sindicato é com o processo de terceirização da atividade bancária, que ameaça a categoria. “A prestação de serviços por trabalhadores com menos direitos e sujeitos a mais insegurança é algo que não podemos admitir.”
Pontos de atendimento – O gerente da Unidade de Canais Parceiros do BB, Claudemir Alledo, informou que, ao vencer a licitação, o banco conseguiu antecipar o objetivo de estar presente em todos os municípios do país até 2015. Com os 6.195 pontos de atendimento do Banco Postal, essa meta será alcançada em 2012. Segundo ele, atualmente o BB não está presente em cerca de 2 mil municípios. A estratégia agora é tentar conseguir que os clientes que abriram conta no Banco Postal operado pelo Bradesco migrem para o BB. “Para isso, vamos oferecer produtos e serviços mais extensos, pacotes de serviços diferenciados, além da comodidade e da conveniência”, disse Alledo.
Para o Sindicato, essa informação reforça a preocupação com o risco de sobrecarga de serviços sobre os funcionários do BB, que terão de acompanhar a migração do Banco Postal para o BB. “Isso pode prejudicar agências e departamentos que já relatam problemas com a falta de mão de obra. Vamos acompanhar de perto esse processo”, completa Ernesto Izumi.
Redação, com informações da Agência Brasil
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Parceria com Correios será iniciada, efetivamente, em 2 de janeiro de 2012. Sindicato reforça a preocupação com o risco de sobrecarga de serviços durante a migração
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