São Paulo – Os dias parados durante a greve nacional da categoria deste ano não serão computados na avaliação da promoção por mérito. A afirmação foi feita por representantes da Caixa Federal aos integrantes da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) durante negociação nesta sexta 16, em Brasília.
O debate em torno dos critérios objetivos para a promoção por mérito foi apresentado pelos dirigentes sindicais, em função de a direção da Caixa Federal ter divulgado que seriam classificadas como demérito as faltas de greve, desrespeitando o direito constitucional que os empregados têm de paralisar as atividades na luta por seus direitos.
Na reunião, os representantes do banco afirmaram que a criação dos códigos remonta a outra conjuntura, anterior à retomada do diálogo com os trabalhadores, e que essas faltas não estão sendo consideradas. Dessa forma, atendendo à reivindicação do Sindicato, a Caixa irá retirar esse item do sistema de avaliação.
Retpv – Um dos maiores problemas enfrentados pelos empregados nas agências está a retomada da Retpv de forma atabalhoada e sem levar em conta a dotação necessária de trabalhadores para cada unidade da Caixa Federal. “Esse seria um dos temas centrais da negociação, mas nenhum gestor dessa área compareceu. Isso foi um desrespeito tremendo que não aceitamos. A direção do banco sabe que esse assunto é crucial para os bancários das agências, principalmente os tesoureiros que trabalham no setor de retaguarda, e nada justifica que não queira debater o tema”, afirma a dirigente sindical e integrante do CEE, Jackeline Machado, acrescentando que os empregados continuarão a protestar até que a empresa resolva o problema.
Outro tema discutido foi a valorização da carreira dos empregados do setor de tecnologia, dentro do projeto Atração e Retenção de Talentos. A Caixa informou que estão sendo realizados estudos no grupo de trabalho Vipes/Vitec, que irá formular proposta ao Conselho Diretor da empresa com o objetivo de valorizar esses profissionais.
A negociação seguinte com a direção da Caixa Federal está marcada para 10 de fevereiro.
Jair Rosa - 16/12/2011
Linha fina
Em negociação, dirigentes sindicais também cobraram soluções para os problemas na retaguarda
Imagem Destaque