São Paulo – Diretores do Sindicato, da Contraf-CUT e representantes do Santander participaram de audiência no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília. A reunião de mediação na quinta-feira 13 foi solicitada pelas entidades representantes dos trabalhadores como mais uma forma de interferir nas demissões em massa promovidas pelo banco espanhol em dezembro.
O secretário de Relações de Trabalho do MTE, Manoel Messias, propôs que o banco suspendesse as dispensas em todo o país, como teve de fazer em São Paulo, Osasco e região após o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região acatar pedido do Sindicato e conceder liminar sustando os desligamentos.
> Luta contra demissões no Santander continua
Messias também sugeriu a abertura de um processo de diálogo e negociação coletiva. Uma nova audiência entre trabalhadores e banco será convocada pelo MTE nos próximos dias.
“A reunião foi positiva, mas ainda haverá desdobramentos na próxima semana. Queremos que o Santander suspenda os desligamentos em todo o país e não apenas em São Paulo”, disse a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, que participou do debate.
Representando o Sindicato, também participou da audiência a secretária de Finanças e coordenadora na mesa de negociação com o banco, Rita Berlofa. Pela Contraf , o secretário de Organização do Ramo Financeiro, Miguel Pereira.
Redação, com informações da Contraf-CUT - 13/12/2012
Linha fina
Audiência no Ministério do Trabalho foi requerida pelo Sindicato e Contraf-CUT; nova reunião será realizada nos próximos dias
Imagem Destaque