Pular para o conteúdo principal

Vista vermelho por Cassi e Previ para Todos

Linha fina
Funcionários do Banco do Brasil estão convocados para dia de luta na sexta-feira 7. Objetivo é reivindicar igualdade de direito para a caixa de assistência e o plano de previdência
Imagem Destaque

São Paulo – Cassi e Previ para Todos. Essa é a campanha que servirá como tema para o dia de luta dos funcionários do Banco do Brasil. A atividade ocorrerá na sexta-feira 7 e os trabalhadores devem usar uma peça de roupa na cor vermelha para reivindicar igualdade de direito para o uso da caixa de assistência e também o plano de previdência.

“Mais que a reivindicação, os funcionários estão convidados a expressar sua indignação com a falta de solução para a Cassi e a Previ, que é responsabilidade do BB, que até agora não demonstrou vontade de negociar seriamente a questão com os funcionários”, ressalta o dirigente sindical e conselheiro suplente do Economus, Irinaldo Barros.

Serão realizados protestos nos complexos São João e na XV de Novembro, duas concentrações do banco localizadas na região central de São Paulo. Na mesma data será realizada no Ministério Público de Brasília audiência referente à ação civil pública que obrigada o banco a garantir aos funcionários egressos do Banco do Estado do Piauí, Banco Nossa Caixa e Banco do Estado de Santa Catarina o direito de inclusão na Cassi e Previ.

Irinaldo declara que apesar da audiência, é fundamental a mobilização, para pressionar o banco a aceitar a mediação do Ministério Público. A denúncia ao MP foi realizada após a Procuradoria Regional do Trabalho de São Paulo ter verificado que os funcionários incorporados do BNC sofrem discriminação no ambiente de trabalho em relação ao acesso ao plano de saúde dos demais funcionários do BB que têm direito à Cassi e mantêm o plano na aposentadoria contribuindo com 3% sobre os benefícios do INSS e Previ, enquanto o banco contribui com 4,5%. No Economus, na aposentadoria o trabalhador deve optar pelo Fundo Economus de Assistência Social que quando foi criado deveria ser autossustentável ou pelo Economus Plus. Em ambos os casos não há contribuição do BB.

“O plano de associados da Cassi é um patrimônio dos funcionários e está estabelecido em regime solidário, ou seja, do diretor do banco ao escriturário, todos têm o mesmo direito, com percentual de contribuição igual para todos e o mesmo atendimento. E a solidariedade é importante no custeio, pois tanto jovens como idosos contribuem com o mesmo percentual. Se na juventude o trabalhador utiliza menos o plano, depois cuida de sua família e filhos, na aposentadoria o associado tem os mesmos direitos e a contribuição continua a mesma. Não podemos admitir que o banco segregue os funcionários” diz Ernesto Izumi, diretor executivo do Sindicato e funcionário do BB.

Reunião - Para debater Cassi e Previ para Todos, o Sindicato realiza reunião com os funcionários do Banco do Brasil na segunda-feira 10. O encontro começa às 19h, no Auditório Amarelo, na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro).


Redação – 5/12/2012 (atualizada em 6/12, às 13h40)

seja socio