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HSBC lidera reclamações no BC em novembro

Linha fina
Banco supera Santander que esteve à frente na lista de queixas em oito meses do ano
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São Paulo – O HSBC foi o banco com maior índice de reclamações no Banco Central, em novembro. A lista, que abrange as instituições com mais de um milhão de clientes, traz o Santander em segundo lugar. O banco espanhol foi campeão de queixas em oito meses deste ano.

Para a diretora do Sindicato Liliane Fiuza, a falta de investimento na abertura de novas agências e o corte de postos de trabalho contribuíram para o banco britânico galgar o título de campeão de reclamações do BC.

“De julho 2012 a julho de 2013 o HSBC abriu apenas uma agência. Para completar, neste período o banco cortou 724 postos de trabalho. A demissão sem reposição de funcionários gera sobrecarga de trabalho e, consequentemente, mau atendimento. Por isso não é de se estranhar que o HSBC tenha alcançado o topo do ranking de reclamações”, avalia a dirigente.

BB, Itaú e Caixa, consecutivamente, completam o ranking do BC.

As principais reclamações dos clientes referem-se a débitos não autorizados em conta, cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados, prestação de serviço de forma irregular na conta salário. No total foram 2.303 queixas consideradas procedentes pelo Banco Central.

Menores – Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o Societé Generalé aparece no topo do ranking do BC, seguido do Bonsucesso, BMG, Panamericano e PNB Paribas.

Redação, com informações do Banco Central - 18/12/13

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