São Paulo – As inscrições para o concurso de ingresso no quadro de funcionários do Banco do Brasil vão até 7 de janeiro. As vagas são para o cargo de escriturário e incluem cidades da base do Sindicato: São Paulo, Osasco e região. O cadastramento deve ser feito por meio do www.cesgranrio.com.br e a taxa é R$ 40.
Conquista da Campanha 2013, foi estabelecido no acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que o banco público tem de contratar 3 mil novos funcionários até agosto de 2014. Desse total, 5% das vagas serão destinadas a pessoas com deficiência.
O diretor executivo do Sindicato Ernesto Izumi ressalta que esse avanço foi possível graças à mobilização dos trabalhadores durante a greve. “O funcionalismo sabe melhor do que ninguém que as condições de trabalho pioram a cada dia em função da falta de bancários”, diz.
Falta convocar - Nem todos estão satisfeitos com a abertura de novo concurso. O Sindicato recebeu reclamações de candidatos aprovados em processos seletivos realizados em 2012, mas que ainda não foram convocados a assumir suas funções. “Prestei esse concurso e as convocações estão paradas há cerca de três meses. Não acredito que nesse tempo todo não tenha ocorrido vacância de nenhum cargo. Levando em consideração a quantidade de cidades que engloba a região para a qual prestei concurso”, questiona um candidato aprovado.
Procurado pelo Sindicato, o Banco do Brasil explicou que as seleções externas são realizadas para formação de cadastro de reserva. "O surgimento de vaga está sujeito ao planejamento estratégico, orçamentário e às necessidades do Banco do Brasil. Os concursos são regionalizados e a convocação obedece rigorosamente à classificação obtida na microrregião em que o candidato se inscreveu, de acordo com o edital de abertura da seleção, observado o prazo de validade do certame", consta em nota enviada ao Sindicato pelo banco público.
Os aprovados do concurso de 2014 serão convocados após os selecionados em processos anteriores, como o de 2012, serem absorvidos pelos quadros do banco.
Ernesto Izumi reforça a necessidade de se acelerar o processo de contratação de novos funcionários para diminuir a sobrecarga de trabalho. “O Sindicato está acompanhando de perto os processos de seleção e vamos continuar pressionando pela celeridade.”
Rodolfo Wrolli - 30/12/2013
Linha fina
Sindicato cobra abertura de novas vagas, conforme estipulado em acordo específico, e celeridade na convocação de aprovados
Imagem Destaque