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Santander continua no topo de reclamações do BC

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Débitos não autorizados, irregularidades em contas-salário e cobranças de tarifas por serviços não contratados são os três maiores motivos
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São Paulo – O banco Santander mantém sua liderança na lista de reclamações de clientes junto ao Banco Central (BC), de acordo com ranking divulgado no final de novembro. Logo em seguida vêm os bancos HSBC, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Débitos não autorizados, irregularidades em contas-salário e cobranças de tarifas por serviços não contratados são os três maiores motivos de queixas. O ranking é mensal e conta apenas com reclamações procedentes, segundo os critérios do Banco Central.

O campeão de reclamação cortou 4,5 mil postos de trabalho no Brasil, de setembro de 2012 a setembro de 2013. Para o diretor do Sindicato João Roberto de Almeida, as demissões realizadas pelo Santander levam-no a continuar na liderança das reclamações: “A redução do número de funcionários tem aumentado a sobrecarga daqueles que ficam no banco, o que gera mais adoecimento e muita insatisfação dos clientes, fazendo com que o Santander seja o primeiro colocado em reclamações no Banco Central. Pois reduziram o número de funcionários, mas o número de contas correntes e de clientes não para de aumentar”.

Com as demissões, o Santander aumenta a pressão sobre seus funcionários. Enquanto reduziu postos de trabalho, o banco espanhol conseguiu 2,1 milhões de novos clientes e ampliou o número de contas correntes em 1,5 milhão. O lucro líquido gerencial totalizou R$ 4,335 bilhões no acumulado até setembro de 2013 e as receitas vindas de tarifas e taxas de prestação atingiram naquele mês R$ 7,828 bilhões – uma alta de 9,3% em relação ao ano anterior.


Mariana de Castro Alves, com informações do Estadão – 2/12/2013

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