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![Foto: divulgação](http://www.spbancarios.com.br/Uploads/ckfinder/userfiles/images/cipa.jpg)
O cipeiro tem a responsabilidade de cobrar do empregador que tome medidas necessárias para eliminar riscos para a saúde e promover o bem estar dos funcionários no ambiente de trabalho. Além disso, deve sugerir e promover campanhas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
“A Cipa é um instrumento fundamental para o trabalhador reivindicar melhorias no ambiente de trabalho a fim de evitar que a sua saúde ou integridade física sejam comprometidas no exercício da atividade profissional. Ou seja, o cipeiro tem um papel fundamental. Deve estar próximo dos colegas para identificar demandas e ser firme para cobrar medidas que assegurarem a saúde e boas condições de trabalho. Por isso, o Sindicato apoia apenas candidatos comprometidos e atuantes, que uma vez eleitos estarão sempre ao lado dos trabalhadores”, destaca o dirigente sindical e bancário do Bradesco Marcelo Peixoto.
José Eduardo (nº 7) – Com mais de 20 anos de banco, atualmente lotado no setor de Recursos Humanos, com atuação na Unibrad, José Eduardo é formado em Direito e já foi cipeiro. Tem ampla experiência para reivindicar melhores condições de trabalho, sempre ao lado dos funcionários.
Entre as propostas de José Eduardo para a Cipa estão: fim do assédio moral; mobiliário adequado; espaço para todos os trabalhadores relaxarem, visando à prevenção de doenças relacionadas ao estresse; ambulância e equipe médica dentro da Cidade de Deus para atendimento e remoção dos funcionários e prestadores de serviço em caso de emergência; parcelamento do adiantamento de férias; plano de saúde vitalício; Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) organizada com participação dos trabalhadores; programa de retorno ao trabalho por meio de equipe multiprofissional; e antecipação da escala de folgas para que os funcionários do Telebanco possam planejar seus afazeres.
Edélcio Colhado (nº 4) – “Como cipeiro, vou lutar por melhores condições de trabalho para os bancários e para que sejam atendidas suas justas reivindicações, como ambulância de plantão 24 horas na Cidade de Deus”, destaca Edélcio Colhado, que atualmente trabalha no Departamento Suporte Produto e Serviço (DSPS).
As propostas de Edélcio Colhado para a Cipa são: combate ao assédio moral, que adoece os bancários; defesa de medidas de prevenção de doenças profissionais e de respeito aos bancários lesionados; UTI móvel 24 horas na Cidade de Deus com profissional preparado para atender os trabalhadores; ambulatório emergencial; fiscalizar a manutenção e limpeza do ar-condicionado; vagas de estacionamento para gestantes e pessoas com deficiência; adequação do mobiliário em todos os departamentos; acessibilidade em todos os prédios e entradas da Cidade de Deus; implantação de áreas dentro dos prédios para descanso e lazer; cobrar do banco a divulgação mensal das propostas e ações da Cipa; atualização permanente do Mapa de Riscos.
Felipe Rousselet – 9/12/2015
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