Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge Museu da Língua Portuguesa

Linha fina
Fogo se alastra pelo prédio da instituição que completa dez anos em 21 de março; ainda não há informações sobre vítimas
Imagem Destaque
São Paulo – Aberto em 21 de março de 2006, a exatos três meses de completar uma década, o Museu da Língua Portuguesa foi atingido no final da tarde de segunda-feira 21 por um incêndio de grandes proporções. Às 16h, o Corpo de Bombeiros tinha 17 viaturas combatendo o fogo no local, no antigo prédio da Estação da Luz, na região central de São Paulo. As chamas, que começaram no primeiro andar do prédio, se alastraram e chegaram ao terceiro, tendo consumido toda a cúpula do edifício.

A assessoria do Museu da Língua Portuguesa disse que ainda não sabe as causas do incêndio ou se o acervo da instituição foi atingido. Como o museu fica fechado às segundas-feiras, não havia visitantes no local. Ainda não foi informado se há vítimas.

O museu foi idealizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com um orçamento avaliado em torno de R$ 37 milhões.

Para expor um patrimônio considerado imaterial, ou seja, a língua portuguesa, os organizadores tiveram de recorrer à tecnologia, por ons, imagens, filmes, computadores, projeções holográficas, painéis digitais e recursos interativos que se unem para mostrar a trajetória da língua Portuguesa. O museu se destaca no cenário nacional e internacional por conta das inovações.

O museu está localizado em uma parte do edifício da Estação da Luz. Um dos cartões-postais da cidade, o prédio foi inaugurado em 1867. Atualmente, a estação atende a duas linhas da CPTM e duas do Metrô – a Linha 1 Azul e Linha 4 Amarela.


Redação, com Rede Brasil Atual e Agência Brasil – 21/12/2015
seja socio