O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região firmou um acordo junto ao Itaú de Controle de Jornada e Quitação das Obrigações do Registro de Ponto dos funcionários.
Além do controle mensal do registro de ponto diário, os funcionários tiveram acesso a um termo de quitação de suas horas do ano de 2019 e têm a possibilidade de concordarem ou não com os registros. Caso não concordasse com algum mês, o bancário poderia procurar o Sindicato e abrir um chamado na Central Pessoas.
Os bancários receberam e-mail para comunicar a discordância e possíveis irregularidades no dia 14 de dezembro, com prazo de dez dias, ou seja, este prazo se encerra nesta quinta-feira 24.
“Nós estamos acompanhado todo o processo para que não haja nenhuma irregularidade e que todas as horas extraordinárias sejam pagas, conforme previsto em nossa CCT. Os trabalhadores que perceberem ou passarem por algum problema em relação ao seu registro de ponto devem contatar o Sindicato imediatamente para que os erros sejam corrigidos. É importante destacar que a assinatura do Termo de Quitação não pode ser obrigatória”, esclarece a dirigente do Sindicato, Valeska Pinkovai.
“Ressaltamos que esta quitação se refere somente a sua jornada do semestre e não anula nenhum outro tipo de reclamação trabalhista de seus direitos”, alerta ainda a dirigente.
Valeska destaca também que o funcionário precisa estar atento a todas as suas horas registradas e sempre conferir para que não tenha nenhum erro. “É muito importante a atenção para que não tenha nenhum problema futuramente. E o trabalhador não deve aceitar pressão para que seja feito rapidamente. Qualquer dúvida entre em contato com o Sindicato”, orienta.
O bancário pode entrar em contato com o Sindicato mandando e-mail para [email protected] ou pelo telefone (11) 4949-5998.
Veja abaixo o comunicado do Banco:
Validação de registros de ponto eletrônico de 2019
Como já foi comunicado anteriormente, disponibilizamos para você assinar digitalmente, no IU Conecta, um termo que confirma que seus registros de ponto eletrônico feitos em 2019 estão corretos e refletem sua jornada de trabalho. O nome desse documento é Termo de Quitação das Anotações no Registro do Ponto Eletrônico e das Horas Extras.
Você já assinou o termo e, respeitando o nosso alinhamento com o sindicato dos bancários, enviamos o documento digital para que seja analisado pela entidade, garantindo a transparência de todo o processo.
Como parte desse alinhamento com o sindicato, esclarecemos que:
- Se você tiver questionamentos sobre marcações de ponto eletrônico ou horas extras de 2019 e quiser esclarecê-los diretamente com o sindicato, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4949-5998. Esse acionamento deve ser feito dentro dos próximos 10 dias corridos.
- Se você não tiver questionamentos ou pendências referentes a 2019, não é necessária nenhuma nova medida. Após esses 10 dias, a entidade atestará a autenticidade do termo.
Atenção:
Lembramos que esse termo não quita os demais aspectos do contrato de trabalho em vigência.
Para dúvidas gerais sobre o funcionamento do ponto eletrônico, marcações pendentes ou ajustes, você pode entrar em contato com a nossa Central Pessoas pelo chat do IU Conecta.
Área de Pessoas