Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Participe!

Sindicalizados votam proposta orçamentária na quinta 9, das 19h às 21h

Imagem Destaque
Imagem de uma calculadora.

A assembleia virtual para deliberar sobre a Proposta Orçamentária do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região para o exercício de 2022 será na quinta-feira 9, das 19h às 21h, por meio do link http://assembleia.spbancarios.com.br, que só estará funcional no período de votação e onde estarão disponíveis todas as informações para a deliberação. Participam apenas sindicalizados.

Disponibilizamos, em dezembro, a tabela detalhando os índices e áreas dos investimentos do Sindicato para 2022. Sempre com o objetivo de apresentar os resultados de um trabalho feito em parceria com a categoria, que se inicia com consultas aos bancários e passa pela votação das prioridades em assembleias e conferências.

> Confira a Folha Bancária 6.247, sobre a assembleia da Proposta Orçamentária para 2022

Em 2021 - ano de pandemia e gravíssima crise econômica, política e social, ainda sob um governo ultraliberal e inimigo dos trabalhadores, da sua organização e dos serviços públicos - ao contrário da maior parte das categorias, que sofreram perdas salariais, os bancários tiveram reajuste de 10,97% (INPC mais aumento real de 0,5%) sobre salários, VA e VR, sobre as parcelas fixa e adicional e teto da PLR e demais verbas, além da garantia de todos os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho.

O ano também foi de intensa luta contra as demissões promovidas pelos bancos e para proteger a vida dos bancários em meio a fase mais aguda da pandemia, assegurando que grande parte da categoria atuasse em teletrabalho a maior parte do ano, negociando e fiscalizando protocolos nos locais de trabalho, colocando em prática uma intensa e bem sucedida campanha pela vacinação da categoria e, mais recentemente, cobrando medidas que garantam um retorno seguro ao presencial. Também derrotamos a MP 1.045, conhecida como a reforma trabalhista de Bolsonaro, que atacava a jornada bancária e as horas extras, além de criar modelos de contratação precarizados.

O histórico de negociações ao longo dos anos tem se mostrado positivo para a categoria. Entre 2004 e 2021, o reajuste salarial obteve ganho real acumulado de 21,94%. No piso salarial, o ganho real acumulado, no mesmo período, foi de 43,56%. Já nos benefícios de vale-alimentação e vale-refeição os ganhos acima da inflação nos últimos 17 anos foram de 35,49% e 33,96%, respectivamente. O auxílio creche apresentou um ganho real ainda maior, de 44,78%, neste mesmo intervalo. As conquistas dos bancários não beneficiam somente a categoria, mas todo o país. De acordo com a estimativa do Dieese, o resultado da Campanha Salarial de 2021 injetará cerca de R$ 15,920 bilhões na economia brasileira em um ano.

"Nosso orçamento para 2022 continua em defesa da categoria, na luta por empregos, melhores condições de trabalho e por um país mais justo. Um Sindicato se fortalece com transparência, democracia, participação e unidade"

Ivone Silva, presidenta do Sindicato

"A proposta orçamentária é fruto de trabalho árduo e responsável da diretoria, sempre com o compromisso de fortalecer a categoria. O Sindicato é um dos mais importantes da América Latina e não seria possível manter sua estrutura sem gestão rígida e compreensão da importância da sua manutenção financeira. Por isso, cada vez mais nos empenhamos na sindicalização. Para fazermos o enfrentamento com o setor financeiro é fundamental que tenhamos um Sindicato cada vez mais forte”

Maria Rosani, secretária de Finanças do Sindicato

Confira abaixo o edital de convocação para a assembleia sobre a Proposta Orçamentária para 2022

EDITAL
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

O SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE SÃO PAULO, Inscrito no CNPJ/MF sob o nº. 61.651.675/0001-95, com registro sindical no M.T.E. sob nº L002P051, por sua Presidenta abaixo assinado, convoca todos  associados, em pleno gozo de seus direitos estatutários, da base territorial deste sindicato (São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Caucaia do Alto, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, São Lourenço da Serra, Santana do Parnaíba, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista), para participarem da assembleia ordinária que se realizará de forma remota/virtual no período das 19h às 21h, do dia 09 de dezembro de 2021, na forma disposta no link http://assembleia.spbancarios.com.br , onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca da seguinte ordem do dia: Votação da Proposta Orçamentária de 2022. Ressalta-se que para garantir a publicidade e lisura da votação, a Proposta Orçamentária ficará disponível desde o dia 06 de dezembro de 2021, na Folha Bancária Digital – portal http://spbancarios.com.br/. Cabe esclarecer que a assembleia, ora convocada, será realizada de forma remota/virtual em decorrência do Estado de Calamidade Pública, conforme Lei nº 13.979/2020, atrelado à impossibilidade de aglomeração de pessoas ante o risco de contágio pelo vírus COVID-19 (novo coronavírus).

São Paulo, 06 de Dezembro de 2021.

Ivone Maria da Silva
Presidenta

Leia o parece do Conselho Fiscal pela aprovação da Proposta Orçamentária para 2022

Aos 02 de dezembro de 2021, nós abaixo-assinados, membros do Conselho Fiscal do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, dando cumprimento ao disposto no parágrafo 2º do artigo 522 da CLT e artigos 47 a 49 do estatuto desta entidade, procedemos à verificação dos recursos a serem disponíveis e aplicáveis no PLANO ORÇAMENTÁRIO ANUAL DE 2022, e na SUPLEMENTAÇÃO DE VERBAS PARA O EXERCÍCIO DE 2021, elaborado pela Secretaria de Finanças e aprovado pela Diretoria Executiva, declaramos que o mesmo está em consonância com o estabelecido nos artigos 142 a 150 do presente Estatuto, emitimos, portanto, o presente parecer e recomendamos a sua aprovação pela Assembléia Geral Ordinária.

São Paulo, 02 de dezembro de 2021

Antonio Alves de Souza
Cassio Toshiaki Murakami
Maikon Nunes Azzi
Marcelo Peixoto de Araújo
Marcelo Pereira de Sá

seja socio