Pular para o conteúdo principal

Fim de semana de festa em São Paulo

Linha fina
Cidade celebra 461 anos com shows, passeios, exposições e projeto para avançar nos princípios de cidadania e melhorar a qualidade de vida da população
Imagem Destaque

São Paulo - A maior cidade da América do Sul estará em festa neste final de semana. No domingo 25 de janeiro, São Paulo completa 461 anos, mas a comemoração já começa no sábado, com shows em todas as regiões da cidade.

Para o Sindciato, a data também deve servir para se pensar e exercer a cidadania. “Não atuamos apenas na luta pelos direitos da categoria bancária, mas também como Sindicato Cidadão, que se preocupa com a qualidade de vida das pessoas, e isso inclui poder usufruir dos direitos básicos da cidadania, como água tratada, moradia e mobilidade urbana”, diz a secretária-geral Ivone Maria da Silva.

A dirigente lembra que a cidade vive um momento difícil com a crise hídrica no estado de São Paulo e a iminente tragédia da total falta de água. “A cidade mais rica do país pode ficar totalmente sem água em março, como apontam especialistas. Por isso devemos comemorar, mas não podemos nos esquecer de ser críticos.”

> Qualidade de vida melhora em SP, mas ainda deixa a desejar
> Água: contagem regressiva para o fim

Festeje – Além dos espetáculos musicais em palcos montados em todas as regiões da cidade (leia abaixo programação), a diversão inclui ainda, no domingo, passeios de bicicleta – um pela manhã, saindo da Avenida Paulista às 8h (do Masp) e passando pelos principais pontos turísticos da cidade, e outro noturno, o Samba Bike Tour, que sai às 19h do Memorial da América Latina.

Tem também passeio de trólebus pelo centro histórico que sai do Pateo do Collegio, local onde a cidade começou (a partir das 9h15, saídas a cada quatro minutos); trilha pelo Parque Estadual da Cantareira; walking tour com guia pelo centro velho; e o Roteiro de um Poeta em São Paulo, que visita os locais frequentados pelo modernista Guilherme de Almeida.

Pelo terceiro aniversário consecutivo, haverá a lavagem da Mão de Oscar Nyemeier, monumento no centro do Memorial da América Latina (na Barra Funda). Inspirada na lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador, a cerimônia tem início às 14h do domingo, com a concentração de 40 ritmistas da Bateria Furiosa, e continua com cortejo, e por fim uma grande roda de samba com a presença dos compositores Ideval Anselmo, Zelão, Aírton Santa Maria e do Grupo Samba na Feira, além de passistas e casais de mestre-sala e porta-bandeira. O evento funciona como primeiro grito de carnaval da cidade.
 

Programação Especial

Shows
Nas zonas leste, oeste, norte e sul haverá atrações para todos os gostos musicais.
Para o Centro Esportivo e de Lazer Tietê vem Jorge Ben Jor, no domingo 25, às 16h. No mesmo dia, na zona norte, o palco vai ser no final da Avenida Caetano Álvares, em Santana, com Leandro Lehart, ex Art Popular, às 20h. Na zona sul, tem Odair José no sábado 24, 17h, na Avenida do Arvoreiro, no Grajaú. Nesse mesmo local, às 21h, toca o Ira! e no domingo 25, Almir Guineto, fundador do Fundo de Quintal, às 19h45. Na zona oeste, o palco será no Largo da Batata, em Pinheiros, onde, também no dia 25, tem Nação Zumbi, às 19h. Os shows da zona leste serão no Parque Linear Rio Verde. A roqueira Pitty se apresentará no sábado 24, às 20h. Programação completa aqui.

Música clássica no museu
O aniversário de 461 anos da metrópole também será festejado com música clássica. No Museu da Casa Brasileira (Avenida Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano) haverá apresentação, às 11h, da Orquestra Instituto GPA, sob regência do maestro Daniel Misiuk.

Paulista vestida para a festa
Caricaturas de Paulo Caruso, de pessoas que dão nomes a ruas, estarão em totens de sinalização pela Avenida Paulista. As ilustrações em tamanho original estarão expostas no Conjunto Nacional (na esquina com a Rua Augusta). A obra do cartunista também poderá ser vista em exposição na Caixa Cultural (Praça da Sé), que será aberta no sábado 24.

Gastronomia, karaokê e intervenções
O aniversário continua a ser comemorado até o fim do mês. A programação da Conexão Cultural São Paulo – com mesas de ping-pong, karaokês em praças, intervenções urbanas, coletivos de música – rola no sábado 31, no Museu da Imagem e do Som (MIS), que fica na Avenida Europa, 158. Saiba mais e estenda sua comemoração.

Leia mais
> Adiado lançamento da Sou Cidadão Paulistano


Andréa Ponte Souza - 22/1/2015
(Atualizado às 17h07)

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1