Pular para o conteúdo principal

Funcionários têm avanços em reunião sobre Cassi

Linha fina
Direção do Banco do Brasil se compromete em não promover mudanças na Caixa de Assistência enquanto não se encerrarem as negociações com representantes do funcionalismo
Imagem Destaque
São Paulo – Manter a contribuição mensal dos funcionários à Cassi (Caixa de Assistência) em 3% do salário, respeitar o princípio da solidariedade, não reajustar a coparticipação nem criar novas cobranças até o encerramento das negociações com os representantes dos trabalhadores sobre o plano de saúde.

Esses compromissos foram assumidos pelos diretores do Banco do Brasil em reunião com a Comissão de Empresa dos Funcionários e integrantes de associações de trabalhadores da ativa e aposentados ocorrida na terça 12.

João Fukunaga, diretor do Sindicato (na foto, o segundo da direita para a esquerda), participou dos debates e destaca que os bancários estão apreensivos com a situação da Cassi, que apresentou déficit de R$ 108 milhões em 2014. “Foi positivo o banco sinalizar que quer discutir o problema com os funcionários. Ninguém aceitava o fato de a instituição querer impor ao empregado o acerto do déficit, por meio de um aumento na participação de 3% para 4,5% do salário e desembolso de R$ 1.500 para franquiar internações. Com tudo suspenso, teremos tranquilidade para chegar a acordo justo para o corpo social.”

Outro tema essencial para o movimento sindical é o respeito ao princípio da solidariedade na Cassi, o qual garante a manutenção do plano de saúde quando o funcionário se aposenta. Nessa questão, o BB informou querer aprimorar o modelo, mas não apresentou proposta. “Achamos positiva a discussão, mas reforçamos que não abrimos mão da solidariedade entre ativos e aposentados que é um dos grandes avanços do funcionalismo na Cassi.”

O banco também reconheceu que a Estratégia de Saúde da Familia (ESF) tem custo mais baixo para a Cassi. Os dirigentes sindicais cobraram mais investimentos para melhorar as CliniCassis, que são essenciais para o sucesso da ESF.

A negociação será retomada em 19 de maio e contará também com a participação de conselheiros eleitos dos funcionários na Cassi.

Leia mais
> Sindicato discute Cassi com bancários do BB
 
Jair Rosa – 13/5/2015 
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1