Imagem Destaque
São Paulo – Celebrando a sétima arte foi realizada na segunda-feira 7 a entrega do 6º Prêmio CineB do Cinema Brasileiro. Sete longas-metragens e nove curtas foram laureados na cerimônia que ocorreu no Grêmio Café dos Bancários, na sede do Sindicato.A noite foi comandada pelo ator Caio Blat, que já participou do elenco de alguns dos longas-metragens exibidos pelo projeto e cativou a plateia da cerimônia. A festa contou também com a participação de diretores e representantes dos filmes, além das atrizes Camila Márdila, de Que Horas Ela Volta?, e Elisa Volpatto, de O Mercado de Notícias.
> Assista à reportagem em vídeo
> Veja galeria de fotos
“Muitas entidades estiveram presentes, além de diretores e atores”, comemora o coordenador do CineB, Cidálio Vieira Santos. “O prêmio já está virando tradição e referência, principalmente para as comunidades por onde passamos. Cada vez mais isso se reforça e vamos melhorando, queremos ampliar o prêmio.”
> Saiba mais sobre o CineB
Premiados – Os longas escolhidos foram: Irmã Dulce (Vicente Amorim), Meus Dois Amores (Luiz Henrique Rios), O Menino no Espelho (Guilherme Fiúza Zenha), O Mercado de Notícias (Jorge Furtado), Que Horas Ela Volta? (Anna Muylaert), Sabotage: O Maestro do Canão (Ivan 13P) e Tainá – A Origem (Rosane Svartman).
Os curtas selecionados foram os mesmos participantes do 4º Selo CineB do Cinema Brasileiro, ocorrido este ano: Lado Centro (Nana Della Gata), Mariana Não Vai à Praia (Cássio Pereira dos Santos), Na Pista do Apito (Daniel Chaia), Nossas Histórias, Minhas Memóras (Fernando Araújo, Gustavo Pagador e Paula Sousa), O Cubo Mágico (Vanderson Feitosa), O Ponto Cego (Francisco Bahia), Pajerama (Leonardo Canaval), Preservar é Resistir (Francisco Galvão) e Vendedores Ambulantes – Gambiarras Acústicas (Débora Pavani e Jefferson Santos).
Cidadania – O projeto CineB é uma iniciativa do Sindicato em parceria com a Brazucah Produções e tem o objetivo de levar gratuitamente filmes brasileiros principalmente a comunidades onde as pessoas não têm fácil acesso aos cinemas do circuito comercial.
Em oito anos de existência foram exibidos mais de 150 títulos de longas e curtas metragens brasileiros para um público aproximado de 50 mil pessoas em cerca de 400 sessões.
Só em 2015 o CineB já percorreu lugares como a Favela do Canão, na zona leste, a Associação Chácara do Conde, na zona sul, o Residencial Franca, na zona oeste, o Largo São Francisco e a Cracolândia, no Centro, e o Espaço Tijolinho, na zona norte.
Luana Arrais – 8/12/2015