São Paulo - O primeiro dia de greve na Regional Leste foi marcado por uma história de compromisso com a luta da categoria. Dois funcionários do Bradesco usaram a criatividade para poder participar da greve, tomando todo o cuidado que a ação exigia.
Depois de participar da assembleia na noite de segunda 17, que ratificou a decisão pela greve por tempo indeterminado, os trabalhadores começaram a planejar e organizar a paralisação no seu local de trabalho. Já de madrugada e com o objetivo de se preservar de possíveis retaliações por parte do banco – a agência é vigiada por câmera de segurança e com isso poderiam ser identificados – , convenceram um amigo que não era bancário a colar os adesivos e faixas de greve na agência em que trabalhavam, contribuindo decisivamente para que ela ficasse fechada.
No início os dois bancários se dispuseram a pagar pelo serviço, mas o amigo se propôs a realizar a tarefa gratuitamente, apesar de preocupado com alguma retaliação. Os trabalhadores ressaltaram que aquela ação era legal e que o direito de greve é legítimo e garantido pela Constituição.
> Constituição garante direito de fazer greve
A ação foi concluída com sucesso. No primeiro dia de greve, a agência da zona leste e os bancários, que não serão identificados por motivos óbvios, contribuíram com o movimento da categoria.
Leia mais
> Mais de 20 mil parados e é só o começo
Carlos Fernandes - 18/9/2012
Linha fina
Com ajuda de amigo, funcionários do Bradesco na regional leste colcaram adesivos na porta da agências
Imagem Destaque